Porto AlegreSanta CatarinaVariedades

Zoológicos garantem diversão e aprendizado nas férias

Os zoológicos são uma boa opção para quem quer aproveitar as férias de julho com as crianças. Junto aos aquários, os espaços garantem contato com a fauna e flora de diversos cantos do mundo, além de diversão e aprendizado. No Brasil, são 84 zoológicos que reúnem grande diversidade de espécies de animais e atraem cerca de 30 milhões de visitantes por ano, de acordo com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB). Além de oferecer entretenimento para crianças e adultos, os espaços também promovem a preservação de espécies ameaçadas. Biólogos ainda podem estudar esses animais e sua relação com o ecossistema. Confira alguns dos principais zoológicos pelo País:

Parque Zoológico de Sapucaia do Sul – RS

O Parque Zoológico situa-se no município de Sapucaia do Sul, região Metropolitana de Porto Alegre. É formado por uma área total de 780 hectares, sendo 620 pertencentes a área da Reserva Florestal Pe. Balduíno Rambo e 160 hectares pelo Zoológico propriamente dito. Abriga cerca de 130 espécies dentre aves, répteis e mamíferos que formam um plantel com mais de mil animais nativos e exóticos. O Parque Zoológico mantém e possibilita a reprodução de animais, inclusive espécies ameaçadas de extinção, demonstrando importância científica, realiza difusão cultural e possui área de recreação e lazer para adultos e crianças.

Mangal das Garças – Paraná

Foto: Mangal das Garças

O zoológico de Mangal das Garças reúne flamingos, borboletas e garças, que são as maiores atrações do espaço, além de aves em geral. Tradição e aventura se misturam durante a visita, pois o turista fica próximo de aves no Viveiro das Aningas e conhece a história da região no Memorial Amazônico da Navegação. Na programação, também estão inclusos teatro e educação ambiental.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Paraíba 

bica
Foto: Zoo de João Pessoa

O  parque é popularmente conhecido a Bica. Com 92 espécies e mais de 500 animais, o local é um ambiente de proteção da fauna e flora e de contemplação. O espaço conta com playgrounds, pedalinhos, quadriciclos e passeio de trenzinho para as crianças. Educação ambiental também faz parte do passeio, e os turistas têm acesso à Oca, ao Centro de Estudos e Práticas Ambientais e ao Museu de História Natural para aprender sobre sustentabilidade.

 Zoo de Brasília – Distrito Federal                                                                                     

zoo_df
Foto: Agência Brasil

O zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da fundação da capital, e conta com 826 animais e 185 espécies de aves, répteis e mamíferos, alguns deles nativos do cerrado. A particularidade do local é manter 12 hectares destinados à produção dos alimentos dos bichos. Além dos animais, o zoo tem Museu de Ciências Naturais, Borboletário, área para camping, playground e lagos artificiais que servem como lazer para visitantes e moradores da região.

Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte – Minas Gerais 

zoo_bh
Foto: Zoo de Belo Horizonte

O zoológico de Belo Horizonte abriga uma diversidade de fauna e flora com três mil animais dos cinco continentes e vegetação de diferentes ecossistemas. Por lá, é possível apreciar a floração e frutificação de ipês, quaresmeiras, flamboyants, espatódeas, guapuruvus. No zoo também está o Parque Ecológico da Pampulha, com 30 hectares de áreas verdes, onde os visitantes podem andar de bicicleta, praticar slackline e soltar pipa.

Zoo Pomerode – Santa Catarina 

pomerode
Foto: Zoo de Pomerode

O zoológico de Pomerode fica aberto todos os dias e foi fundando em 1932. Por lá, vivem aproximadamente 1.150 animais de 270 espécies, algumas delas em extinção. O zoo desenvolve trabalhos de reprodução de animais como a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá. O visitante também tem acesso ao cinema 7D, pode tirar fotos personalizadas e comprar lembrancinhas nas lojas de souvenirs.

Botão Voltar ao topo