Startups: Transformando ideias em negócios

Autor gaúcho lança guia com dicas práticas para novos empreendedores

O Rio Grande do Sul tem se tornado um grande pólo de criação de startups. Segundo a Associação Gaúcha de Startups, o Estado possui  285 startups. No entanto, a falta de capacidade de estruturação do projeto em negócio é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores.

Pensando nisso, Ivan Martins, empreendedor há 17 anos e palestrante sobre temas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (Gnosis), lança seu livro “Quero ser empreendedor, e agora? Guia prático para criar sua primeira Startup”. Martins é fundador e diretor comercial na Colet Sistemas, empresa presente no Brasil e exterior e CEO da Rapidoc, inovação no mercado da saúde, que visa conectar profissionais de saúde a pacientes, permitindo-os receber atendimento domiciliar.

O livro aborda dicas e orientações sobre o universo de capacidades, técnicas e conhecimentos que um empreendedor precisará ter em sua jornada, desde sua ideia inicial até dar forma a sua startup. “No livro dou dicas de gestão de pessoas, preparação pessoal, como validar sua ideia, como elaborar um bom pitch, noções de investimentos e onde consegui-los”, explica.

O lançamento do livro será no Gramado Summit, que acontece de 10 a 12 de agosto, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O livro no formato físico poderá ser adquirido no evento e a versão e-book estará disponível nos sites Amazon, Saraiva e Kobo a partir do dia 24 de julho.