Agricultores familiares de Ijuí festejam o Dia do Colono

A 6ª Feira do Dia do Colono atraiu centenas de pessoas interessadas nos produtos coloniais das agroindústrias familiares? – Foto: Cleuza Brutti/Emater RS-Ascar

Agricultores familiares se reuniram no centro de Ijuí, nesta terça-feira (25), para celebrar o Dia do Colono, dia em que se comemora a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, em 1824. Também neste dia, comemora-se no município o aniversário de fundação do escritório da Emater, atualmente com 60 anos.

Dona Ester Rott, de 89 anos, que participou das comemorações, recebeu cumprimentos em nome do marido, Ogênio Rott, já falecido. Ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), em 1986, e ex-vereador de Ijuí, Rott teria sido o responsável por implantar o escritório da Emater no município, há seis décadas.

“Há 60 anos, Rott era vereador voluntário, sem remuneração, ele era ligado à Fetag e teve a ideia de redigir um ofício solicitando ao prefeito que se reportasse ao governo do Estado, buscando o convênio com a Ascar daquela época. O prefeito Lothar Friederich, naquele ano de 1957, fez a solicitação e, no dia 25 de julho, o secretário executivo da Emater esteve em Ijuí assinando o convênio e inaugurando o escritório municipal”, contou o gerente regional adjunto da Emater de Ijuí, Vito Cembranel.

Feira de Agroindústrias

A 6ª Feira do Dia do Colono, realizada na Rua 14 de Julho, atraiu centenas de pessoas interessadas nos produtos coloniais das 15 agroindústrias familiares.
“É um dia especial para todos nós. Sabemos o quanto custa tudo isso, produzir alimentos com a qualidade com que são produzidos”, disse o prefeito Valdir Heck.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar e agricultores familiares de Ijuí.