Congresso mundial de Filosofia Medieval reúne palestrantes de nove países

Na sua 14ª edição, evento é realizado pela primeira vez no hemisfério sul

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Durante esta semana, entre 24 e 28 de julho, a PUCRS recebe representantes de universidades da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália e México para participar do 14º Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no hemisfério sul. A programação conta com dez palestras e mais de 200 apresentações de trabalhos realizadas por membros da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM), entidade existente desde 1958.  O Congresso, que ocorre a cada cinco anos, teve início nesta segunda-feira, dia 24, no teatro do prédio 40.

Participaram da abertura o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; o decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza; o professor do curso de Filosofia da PUCRS e membro da SIEPM Roberto Hofmeister Pitch; o secretário de cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse; o presidente da SIEPM, Loris Sturlese; a vice-reitora da UFRGS, Jane Fraga Tutikian; e o representante da Unisinos, Alfredo Santiago Culleton. A realização do evento em Porto Alegre é resultado da iniciativa dos programas de pós-graduação em Filosofia das três universidades gaúchas, que possuem antiga e forte tradição de pesquisas na área, com excelência internacional. “O congresso representará um impulso ao estudo da filosofia medieval em nosso País. O ser humano e suas relações no contexto cultural atual ressurgem como o grande desafio para a construção de uma humanidade humanizada”, destacou o Ir. Evilázio.

Segundo o secretário Alabarse, em época de conflitos e intolerância, é muito importante a promoção de eventos desse porte, que lançam um olhar de mais lucidez sobre o passado. “Que esse olhar chegue até o presente e possa iluminar o futuro, que passa pelo conhecimento e pela expansão de ideias de tolerância e de solidariedade”, comenta. “Estamos muito felizes que a realização deste evento pela primeira vez na América Latina seja no Brasil, que foi precedido por um colóquio regional da Sociedade em 2010, com apoio da PUCRS, e mostrou o grande potencial científico e humano que caracteriza esse continente”, ressaltou Sturlese, presidente da entidade.

O tema geral desta edição é Homo – Natura – Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações. A proposta é promover a área acadêmica de estudos em filosofia medieval. A SIEPM tem como frentes de pesquisa a filosofia latina, judaica, islâmica e bizantina. Todas possuem centros de pesquisa no mundo, principalmente na América do Norte, na Europa e na América do Sul, que se dedicam ao trabalho com fontes manuscritas, edições de textos, estudos de textos e autores referência na área.

De acordo com Roberto Hofmeister Pitch, a PUCRS é um dos centros mais importantes para o fomento dessa área de pesquisa na América Latina. Segundo ele, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade forma, há mais de duas décadas, mestrandos e doutorandos nessa área. “A SIEPM é a maior e mais importante sociedade de pesquisa no mundo em filosofia medieval. Pesquisadores de mais de 30 países estarão presentes. Trata-se do maior evento de filosofia que a PUCRS já sediou”, garante o professor.

Veja os principais palestrantes:

– Andreas SpeerUniversität zu Köln (Alemanha)
– Fiorella RetucciUniversità del Salento (Itália)
– Jacob SchmutzUniversité Paris–Sorbonne (França)
– Jörg TellkampUniversidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa (México)
– Katerina IerodiakonouNational and Kapodistrian University of Athens (Grécia)
– Olga WeijersHuygens Institute / The Hague (Holanda)
– Institut de Recherche et d’Histoire des Textes, CNRS (França)
– Rafael Ramón GuerreroUniversidad Complutense de Madrid (Espanha)
– Rodrigo Guerizoli, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
– Silvia DonatiAlbertus-Magnus-Institut (Alemanha)
– Steve HarveyBar-Ilan University (Israel)