Baixa dosagem hormonal provoca calvície nos homens?

A perda de cabelo é um processo que assusta muitos homens. Para buscar uma explicação ao problema, são atribuídos diversos motivos e causas. Um deles é o baixo nível de testosterona. O urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sandro Nassar de Castro Cardoso, explica que nem sempre essa é a razão.

Uma pesquisa norte-americana revela que mais de 800 mil pessoas por ano no mundo buscam tratamento médico contra a calvície. De acordo com o especialista, a calvície não possuiu somente um fator. “Não se pode relacioná-la apenas à redução dos níveis de testosterona. Existem vários outros fatores, sendo o principal, o genético.”, recomenda.

Outra inquietação de muitos pacientes é se a calvície pode estar atrelada ao câncer de próstata. Sandro Nassar explica que é comum pedir, além do check up de próstata, a dosagem hormonal, mas não com o intuito de relacionar os problemas e, sim, identificar diagnósticos diferentes.

“Com esse exame, é possível identificar o que se chama de hipogonadismo, que é a andropausa, caracterizada pela diminuição de produção de testosterona com o envelhecimento do homem”, explica o médico.

O urologista lembra ainda que a queda do nível de testosterona acontece a partir dos 40 anos em todos os homens, mas somente os sintomáticos podem ser caracterizados como Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM).