Prefeito Ary Vanazzi recebe cônsul alemão na São Leopoldo Fest

Neste 25 de julho em que a cidade comemora 193 anos da Imigração Alemã, o prefeito Ary Vanazzi recebeu o cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Robert Strnadl, no Centro Municipal de Eventos, onde ocorre a São Leopoldo Fest. Acompanhado da presidente do Museu Histórico de São Leopoldo, Ingrid Marxen, que atuou como tradutora, e do historiador e pastor luterano Martin Dreher.

O chefe do executivo municipal disse ser uma honra receber a autoridade máxima da Alemanha no Rio Grande do Sul. “A festa é apenas mais um elemento do resgate histórico da nossa cultura. Temos na nossa cidade a Casa do Imigrante na Feitoria, a antiga sede da Unisinos, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, o Museu do Rio que são espaços ricos para pesquisas históricas. Este movimento precisa ter uma atenção especial dos estudiosos e de intelectuais da área da cultura, do folclore e das tradições”, disse Vanazzi.

Já o cônsul, Robert Strnadl, afirmou ser muito interessante perceber como os descendentes de alemães continuam a manter as tradições mesmo estando tão distantes. “Percebemos a determinação e coragem do povo que deixou a Alemanha para se aventurar em terras distantes, pouco povoadas e por vezes hostis para a presença humana por conta das adversidades existentes para qualquer pessoa naqueles tempos. Mas hoje temos uma cidade viva e que segue os mesmos passos do meu país de origem com empresas bem desenvolvidas e apostando na inovação como ocorre no parque tecnológico”, disse Strnadl.

O historiador Martin Dreher chamou a atenção para a dificuldade em obter material para pesquisa. “Durante o governo de Getúlio Vargas, os imigrantes sofreram muito preconceito. Foi proibido uso da língua original de seus locais de origem e muito material foi destruído. Por outro lado os imigrantes alemães iniciaram um novo processo de relações de trabalho, visto que antes,de 1824, a mão de obra na agricultura era de indígenas e afrodescendentes escravizados”, destacou o professor de história.

A São Leopoldo Fest 2017, segue até o próximo domingo, 30 de julho, com diversas atrações culturais, shows, feiras e muita diversão, no Centro Municipal de Eventos, na avenida São Borja, 1860.