Escolas particulares voltam às aulas nesta segunda-feira (31) no RS

Nesta segunda-feira (31), os mais de 700 mil alunos da rede privada de escolas e instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul voltam às aulas após o recesso. A data de retorno é sugerida pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), mas cada instituição tem autonomia para definir quando retornará.

Para o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, a família tem o papel importante de ajudar o aluno na retomada dos horários habituais de rotina, como dormir cedo e fazer as refeições no mesmo horário. Além disso, Eizerik aponta para alguns cuidados que os pais devem ter: “A readaptação à rotina é gradual, por isso os pais precisam ter paciência. É interessante que as famílias conversem com os estudantes e sinalizem os aspectos positivos da volta às aulas: irá rever os amigos, professores, ter novas aprendizagens, convivências”.

Congresso deve impactar no modo de ensinar das escolas

Eizerik acredita que a realização do 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, evento que reuniu mais de dois mil educadores nos dias 19, 20 e 21 de julho em Porto Alegre, fomentará o espírito da mudança na escola. “Temos plena convicção de que a ousadia para mudar, tema do evento, entrará para a sala de aula já nesta volta às aulas, já que os professores foram provocados para isso em todos momentos do nosso Congresso”, afirma o dirigente.

De acordo com o calendário sugerido pelo SINEPE/RS, o final das aulas está previsto para 21 de dezembro.

 

Dados sobre número de alunos e professores na rede privada do RS

Número de alunos na rede privada do RS: 706.580

* Educação Básica: 407.741 *Fonte Censo da Ed. Básica 2016 – INEP

* Ensino Superior: 298.839 *Fonte Censo da Ed. Superior 2015 – INEP

 

Número de professores na rede privada do RS: 44.154

* Educação Básica: 28.000 *Fonte Censo da Ed. Básica 2016 – INEP

* Ensino Superior: 16.154 *Fonte Censo da Ed. Superior 2015 – INEP