Festa do Colono movimentou Lomba Grande neste domingo

Fotos: Rodrigo Ramazzini

O valorizar do passado com o olhar no presente e futuro. Assim foi realizada a Festa do Colono, no bairro rural hamburguense de Lomba Grande, neste domingo, dia 30. Em um clima de total harmonia, cerca de 4 mil pessoas acompanharam as festividades alusivas aos imigrantes, que povoaram e ajudaram a desenvolver Novo Hamburgo e região. A data, celebrada no dia 25 de julho, marca a chegada do primeiro de muitos navios em solo gaúcho no ano de 1824.

As comemorações iniciaram com uma missa festiva realizada na Paróquia São José. O desfile pela Rua João Aloysio Algayer de modernos equipamentos agrícolas e caminhões, ao lado das tradicionais carretas de bois, encantaram o público e mantiveram acesa a chama de quem descende da colonização.

Além do almoço, a Festa oportunizou ao público a aquisição de produtos típicos, como pães, cucas, linguiças, bem como de peças de artesanato produzidas pelos integrantes da Economia Solidária. Também foram realizadas durante as festividades os jogos rurais. A animação das comemorações aos colonos ficou por conta da personagem ‘Herta’ e da banda Choppão, que colocou todo mundo para dançar.

A Festa do Colono de 2017 foi promovida pela secretaria de Cultura, em parceria com a Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, vinculada a secretaria de Desenvolvimento Econômico.