TOTVS lança tecnologia para consultórios odontológicos

O Brasil é o país mais bem posicionado no cenário internacional quando assunto é Odontologia. Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), no mundo existem 1,470 milhão de dentistas, sendo que 19% desses profissionais são brasileiros (280,746 mil) – temos um cirurgião-dentista para cada 838 habitantes. A maioria atua como empreendedor, 61,5% possui consultório próprio e 40,2% trabalham sem compartilhar espaço ou trabalho com outros profissionais da área, o que aumenta ainda mais a necessidade de gestão e controles efetivos de suas rotinas. Pensando nesse dia a dia agitado e com a missão de criar soluções que ajudem esses pequenos empreendedores a ganharem mais agilidade e controle na administração dos seus negócios, a TOTVS apresenta o Fly01 Odonto.

Desenvolvida em parceria com a ABO, um dos principais diferenciais da novidade é a gestão das informações clínicas dos pacientes. Ao longo do tratamento, o dentista agrupa diversos dados do paciente e precisa ter tudo organizado para acessar de forma rápida e fácil, entre eles o Odontograma – que reúne o histórico clínico, detalhando o estado e o que já foi feito em cada dente. Esse documento permite fazer um acompanhamento da saúde bucal, comparando a condição atual com o que foi registrado na visita anterior.

As funcionalidades do Fly01 Odonto foram pensadas para agilizar a gestão do consultório, incluindo o agendamento de consultas e o relacionamento com pacientes. Como a solução funciona na nuvem – além de eliminar altos custos com infraestrutura de TI, o odontólogo visualiza e altera a sua agenda em qualquer local e hora e consegue enviar lembretes para que o paciente não se esqueça da consulta.

Outro ponto que requer controle dos dentistas é o estoque de materiais. O software é o único que realiza um inventário dos produtos armazenados e indica, de maneira fácil, a quantidade de cada um e, ainda, se existe a necessidade de solicitar mais. Além disso, garantir uma boa margem de lucro nesse setor exige uma administração apurada das finanças e a ferramenta possibilita ao profissional a previsibilidade dos ganhos e gastos, incluindo contas a pagar e receber, fluxo de caixa e conciliação com a conta bancária.