Arte da Palavra em São Leopoldo

Projeto literário do Sistema Fecomércio-RS/Sesc traz autores brasileiros para debate

Alfredo Guimarães Garcia e Paulino Júnior

No dia 15 de setembro, São Leopoldo recebe os escritores Alfredo Garcia-Bragança, do Pará; e Paulino Junior, paulista radicado em Florianópolis, por meio do projeto Arte da Palavra, etapa Circuito de Autores. Os encontros vão ocorrer na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto (Rua 15 s/n – Bairro Santos Dumont), às 15h para o público escolar; e no Clube do Improviso (Atelier do artista Biba Jacques – Rua São João, 886), às 19h, para o público em geral. O encontro será mediado pelo escritor leopoldense Jari da Rocha.

Com o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é voltado para ações formativas e de fruição literária, que abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos:

Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Sobre os autores:
Alfredo Guimarães Garcia
 é escritor, jornalista, radialista e professor de ensino superior. Já publicou 40 livros, sendo 38 individuais e dois em parceria: um com seu filho, H.G.Neto (Epifanias, Paka-Tatu, 2009), outro com o poeta Ronaldo Franco (Cidade das Águas, Paka-Tatu, 2004). Também é graduado em Comunicação Social (Jornalismo), especialista em Teoria Literária e Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paulino Júnior é um escritor dedicado a contos. Já foi premiado pela Academia Catarinense de Letras como Melhor Livro de Contos publicado em 2014, com a obra “Todo maldito santo dia”. Se debruça em trabalhos que se transformam em coletâneas, antologias de concursos literários e diversos periódicos, como o e-book “Cobain”, feito em comemoração aos 25 anos do álbum Nevermind, da banda Nirvana. Foi um dos convidados da Flipobre e do 5º Festival Nacional do Conto pela sua participação no e-book “Cisco”.

Arte da Palavra – Circuito de Autores – São Leopoldo

Autores: Alfredo Guimarães Garcia (PA) e Paulino Júnior (SP)
Mediador: Jari da Rocha

Data: 15 de setembro (Sexta-feira)

Local 1: 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto (Rua 15 s/n – Bairro Santos Dumont), às 15h
Para o público escolar

Local 2:
Clube do Improviso (Rua São João, 886 – Atelier do artista Biba Jacques), às 19h
Aberto ao público em geral.