Variedades

Festival de cinema italiano em São Paulo

Totò, um ícone da história da arte cômica italiana

De 10 a 21 de outubro, São Paulo será palco do Italian Film Fest, evento que transforma a capital paulista em um pedaço da Itália por meio da produção cinematográfica italiana, reunindo clássicos, homenagens, produções recentes, debates e muitas outras atividades.

“Nosso objetivo é celebrar o cinema clássico e contemporâneo, os grandes atores, os autores, os técnicos, as grandes produções e as produções independentes, as novas plataformas, o comercio de conteúdos e de produtos, a fotografia, os documentários, os vídeos industriais, a moda, o costume, a comida e o vinho.”, explica Alessandro Battisti, diretor do festival.

A seleção dos filmes e dos documentários ainda é “Top Secret”, e só será revelada em coletiva de imprensa. Podemos adiantar que um dos convidados será o grande ator e showman Cristian De Sica (ator, diretor, e cantor Italiano), que estará em São Paulo com sua mulher, a irmã do diretor e ator Carlo Verdone. Cristian de Sica protagonizou muitos filmes, e participou de inúmeras peças nos maiores teatros não só Italianos, e interpretou magnificas versões de classicos musicais americanos. Poliêdrico, cômico, dramático, e com um nome que fala por si só, Cristian De Sica virá ao Brasil pela primeira vez, para participar da primeira edição do Italian Film Fest. Outra grande diretora Italiana premiadíssima que estará em São Paulo é a Francesca Archibugi, que dirigiu filmes como “Mignon è partita”, “Il grande cocomero”, Lezioni di Volo”, entre outros. Francesca Archibugi participará do Italian Film Fest de um debate na sede do IED com a diretora Brasileira Caru Alvez de Souza. Após a participação no Festival Internacional do Rio de Janeiro, Italian Film Fest recebe em São Paulo mais dois grande diretores Italianos: Paolo Virzì e Gianni Amelio com seus mais recentes filmes. Italian Film Fest, também silencia sobre a seleção dos documentários Italianos e Brasileiros, podendo adiantar que farão parte da mostra alguns filmes como “La felicità umana” de Maurizio Zaccaro. Entre os documentários brasileiros com certeza teremos obras de Petra Costa, Leandra Leal e Humberto Bassanelli.

Homenagem Totò

Totò, um ícone da história da arte cômica italiana, é homenageado no festival com a apresentação dos seguintes filmes:

Guardie e ladri, de Mario Monicelli e Steno

Miseria e nobiltà, de Mario Mattoli

L’oro di Napoli, de Vittorio De Sica

TuttoTotò, de Adriano Pintaldi

Homenagem Franco Nero

Com mais de 230 filmes no currículo e mais de 60 anos de carreira no cinema, o ator Franco Nero, é homenageado com a exibição dos seguintes filmes:

Django, de Sergio Corbucci

Franco Nero, Un attore per tutte le stagioni, de Adriano Pintaldi

Homenagem ao Centro Sperimentale di Cinematografia

Filmes de expoentes do cinema italiano atual como Valerio Mieli, Edoardo De Angelis e Marco Danieli – vencedor do prêmio de Melhor Diretor Estreante no David de Donatello 2017 – figuram na Homenagem ao Centro Sperimentale di Cinematografia – fundação italiana responsável pela Cineteca Nazionale (a Cinemateca Italiana) e pela Scuola Nazionale de Cinema (Escola de Cinema Nacional), esta última que, desde 2008 conta com a CSC Production para coproduzir, colaborar e auxiliar na busca de patrocínio para realizar projetos de seus alunos. Filmes:

Mozzarella stories, de Edoardo De Angelis

Dieci inverni, de de Valerio Mieli

La ragazza del mondo, de Marco Danieli

O festival também dá espaço para títulos autorais na Mostra de Filmes Independentes Brasileiros.

Workshop

Pensando nas relações de cinema entre Brasil e Itália, o representante internacional da Anica (Associação Nacional Indústria Cinematográfica Audiovisual da Italia) Roberto Stabile, e o diretor da Ancine Roberto Lima apresentam o Workshop de co-produções internacionais, com a participação de Roma Lazio Film Commission e SP Cine, e a presença de produtores distribuidores e diretores Italianos e Brasileiros.
A primeira parte é composta por uma discussão sobre ‘Políticas Culturais da Itália no Brasil’ com a participação de Renato Poma e Fabio Porta. A segunda, analisa as possibilidades de coprodução e os instrumentos a disposição para a colaboração entre Itália e Brasil, com foco na análise das novas plataformas, como fundo ibermedia e acordo de coprodução Roma Lazio Filmcommission–Spcine e no desenvolvimento do mercado.

O filme LA NOTTE, do Michelangelo Antonioni, será exibido para homenagear a grande atriz francesa Jeanne Moreau, que infelizmente faleceu poucos meses atrás.

Convidados Italian Film Fest – 2017 que estarão no Brasil

Cristian de Sica

Aurelio Grimaldi

Massimo Scaglione

Gianni Amelio

Paolo Virzì

Peter Marcias

Francesca Archibugi

Prisma

A Prisma é formada por Alessandro Battisti, Alessio Ortu, Francesco Paternò e Antonio Sgro. Italian Film Fest não é uma vitrine de filmes escolhidos casualmente. Nós fizemos escolhas respeitando critérios comerciais e critérios culturais, respeitando o cinema Italiano e o cinema Brasileiro, que amamos como amamos o Brasil que nos acolheu e merece atenção.

Italian Film Fest, conta com o patrocínio e apoiadores: MIBACT, Roma Lazio Film Commission, Anica, Luce Cinecittà, Swiss, Campari, Chandon, IED, FAAP, ARTE1, ILLY, Le Botteghe di Leonardo, ETC, Croqui, SP Cine, Unibes Cultural, Centro Sperimentale di Cinematografia, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural São Paulo e ICIB – Instituto de Cultura Italo Brasileiro.

ALESSANDRO BATTISTI

Alessandro Battisti foi advogado e senador e possui uma vasta experiência no setor cinematográfico, foi Presidente da Cinecittà Holding de 2006 a 2008, depois presidente da Mediaport SpA., membro do Conselho Administrativo da Cinecittà Studios, membro do Conselho administrativo da Cinecittà Enternainment, Presidente do Comitê Ministerial para a promoção do cinema italiano no mundo, Diretor do Festival Internacional de cinema Brasil/Itália/ Mundo em Fortaleza, e curador do Festival de Cinema Italiano no Brasil realizado pela Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo entre 2014 e 2016.

FRANCESCO PATERNÒ

Secretário Geral Câmara Ítalo- Brasileira, possui uma vasta trajetória profissional com diversos cargos executivos, seja na Itália como no Brasil. Em território paulistano, trabalhou na Agrogest S.A. e Kauffmann Ltda., no setor de commodities de ativos financeiros, de marketing e de relações públicas. Dando continuidade à experiência nas relações de intercâmbio bilateral Brasil-Itália, em 2000, foi convidado a exercer o cargo de Vice-Secretário Geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e, desde 2005, é oficialmente o Secretário Geral da instituição, realizando um trabalho extremamente importante de relações públicas, direção executiva e desenvolvimento de projetos.

ALESSIO ORTU

Alessio Ortu nasceu na Italia em 1980. Desde 2001 trabalhou e morou em Roma, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, e São Paulo – onde onde é baseado desde 2011 – trabalhando como produtor cinematográfico, documentarista, fotógrafo, operador de câmera e roteirista. No momento está estudando atuação e direção no Instituto Stanislavski em São Paulo.

ANTONIO SGRO

Formado em Ciências Políticas e uma pos-graduação em Política da Concorrência, participou da missão Internacional de paz no Libano em 1982 como “Carabiniere Paraquedista”.

Adquiriu uma ampla experiência na área de marketing e de vendas, nas empresas Colgate Palmolive e Alitalia, onde atuou em cargos cada vez mais elevados (entre outros, responsável para a Europa do Norte, a Asia, e a America do Sul).
Desde 2017, partner na “Prisma Arte”, onde segue vários projetos de cinema, design, música e arte.

Italian Film Fest

De 10 a 21 de outubro

Entrada grátis

Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo

CCSP – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo

Circuito Spcine Roberto Santos – R. Cisplatina, 505 – Ipiranga, São Paulo

FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Instituto Europeu di Design IED – R. Maranhão, 617 – Higienópolis, São Paulo

Instituto Italiano de Cultura – Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis, São Paulo

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios