IAB RS abre quatro exposições de artes visuais

Exposições acontecem de 13 de setembro a 10 de outubro na Galeria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS)

Nesta quarta-feira (13/09) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abre quatro exposições selecionadas em edital, que integram o segundo ciclo de artes visuais da Galeria IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, Porto Alegre RS).

A mostra começa a partir das 19h30 com esculturas, desenhos, fotografias, gravuras, instalações, pinturas, entre outras manifestações artísticas. A visitação é gratuita e permanece até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.

EXPOSIÇÃO COLETIVA “IMESURA”
Na sala Negra ocorre a exposição coletiva “Imesura”, dos artistas Tete Barachini, Alice Torres, Deni Corsino, Flávia De Quadros, Lucas Strey, Pedro Ferraz, Peter Gossweiler, Talita Procópio e Thiago Trindade. Pensar uma cidade a partir de seu muro tem sido o objetivo deste grupo de artistas. Eles trazem fragmentos das suas aproximações e percepções resultantes das diversas ações e intervenções poéticas, realizadas nos últimos dois anos pelo grupo de pesquisa Objeto e Multimídia-CNPq/UFRGS, junto ao Muro da Av. Mauá.  “Um muro aparentemente mensurável e de convivência harmoniosa com sua cidade – já que esta o deseja em pé para sua proteção -, ao ser visitado, percorrido, atravessado, observado, espiado e medido, transforma-se para os que ganham a consciência de sua existência, apenas em um obstáculo imensurável e de mesura desconfiável. A cidade o possui presente, os artistas o desejam ausente”, explicam.

EXPOSIÇÃO ” (DES) BROTAMENTOS” DE CATIUSCIA DOTTO
Na circulação, a artista Catiuscia Dotto apresenta a exposição de esculturas ” (des) Brotamentos”.  As obras representam vitalidade, energia que seduz os sentidos, inquietudes formais que se estruturam expressivamente. As esculturas ocupam para também serem ocupadas e se fazem ver em cores para nos apontarem o que pode haver aqui e lá.  Para a artista, as obras renovam-se a cada olhar recebido o que atesta propriedade natural e genuína nascentes de sinceridade processual. ” Este trabalho foi fruto de muita persistência e inquietude, além de acreditamentos e atributos necessários para se fazer e viver arte”, diz Catiuscia Dotto.

EXPOSIÇÃO “EXTINÇÃO” DE TOMAS BARTH
Na sala do Arco, o artista Tomas Barth apresenta a exposição “Extinção”. Barth focou-se num desenho afastado de modismos, escolhendo a natureza morta utilitária. Seu trabalho mistura elementos contemporâneos que estão presentes em sua série de animais, desenvolvida por meio do emprego da caneta Bic preta sobre páginas impressas. Nesta mostra Barth apresenta mamíferos selvagens que parecem aprisionados na folha de papel e no mundo que os oprime.  Se o trabalho de Tomas Barth pretende denunciar o desaparecimento dessas espécies, não é à toa que o faça através do desenho sobre guias telefônicos antigos com suas listas de nomes impressa, linguagem e suporte também ameaçados de extinção.

EXPOSIÇÃO “O VISITANTE” DE MARTA DISCHINGER
Na Sala Anexa, a artista Marta Dischinger apresenta a exposição “O Visitante”, que reúne obras que abrangem diversas técnicas como gravuras, desenhos e objetos. A artista cria uma relação afetiva com a paisagem compreendida através de memórias e redescobertas em seus territórios como lugares de arte. Nestes percursos, plantas, águas, animais e rochas são incorporados às fantasias e convidam às diversas reinterpretações.

SERVIÇO
O que: Exposições de Artes visuais no IAB RS
Quando: Abertura dia 13 de setembro de 2017, à 19h30
Visitação: Até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.
Onde: IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico. POA.RS)
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 3212.2552