Rio Branco, no Acre, recebe evento internacional sobre bambu

Produtos artesanais fabricados de bambu, em oficina realizada na Embrapa Acre
Floresta com alta densidade de bambu nativo do gênero Guadua (Taboca Gigante), no Assentamento Bandeirantes, município de Porto Acre (AC)

Com o tema “Integrando Saberes, Potencializando Parcerias”, o Seminário Internacional sobre Bambu busca reunir pesquisadores, técnicos, estudantes, organizações públicas e privadas, produtores, empresários e demais interessados pela cadeia produtiva da planta. O evento acontece no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, entre 23 e 26 de outubro e integra a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Acre.

Personalidades nacionais e internacionais da Colômbia, China, Equador e Peru apresentarão aos participantes informações sobre a cadeia produtiva do bambu em seus respectivos países. Além disso, o evento tem como objetivos divulgar os principais resultados obtidos pelos projetos com bambu em todo o Brasil aprovados em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e proporcionar um ambiente favorável à elaboração de novas ações em parceria.

No último dia do evento (26), a programação contará com visitas técnicas e será exclusiva para convidados. Os participantes irão conhecer uma área de floresta com bambu nativo e os trabalhos realizados no Instituto Senai de Tecnologias – Madeira e Móveis e na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Ainda, estão previstos uma reunião com empresários, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), e o lançamento do livro “Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia”. O Seminário é um evento técnico-científico executado no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Brasil (MCTIC) e o Ministério de Ciência e Tecnologia da República Popular da China (Most) para cooperação bilateral em ciência e tecnologia na área de desenvolvimento em bambu.

Promoção 

A realização do evento é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre), Ufac, CNPq, Ministério da Ciência, MCTIC e do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect).
Conta com a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac), Funtac, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Centro Vocacional Tecnológico do Bambu (CVT Bambu), Faao, União Educacional do Norte (Uninorte), Faculdade Meta (Fameta), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Acre) e Fieac.

Serviço 

Seminário Internacional sobre Bambu: integrando saberes, potencializando parcerias
Quando: de 23 a 26 de outubro de 2017
Onde: Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre, Rio Branco (AC)
Quanto: gratuito
Informações e inscrições: www.embrapa.br/seminariobambu e www.facebook.com/seminariobambu
E-mail: acre.eventos@embrapa.br