Calendário cultural do Instituto Ling para primeira semana de outubro

Outubro é o mês das crianças e data também o aniversário do Instituto Ling. Para marcar esse período serão realizadas diversas atividades culturais e educativas, com destaque para a programação infantil, como oficinas de teatro e musicalização e espetáculos. Também em destaque na primeira semana do mês está o recital do pianista Fabio Luz, considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração.

Hoje, 28 de setembro, tem início o curso A História do Jazz, com o jornalista Paulo Moreiraapresentador e produtor do programa Sessão Jazz, da FM Cultura. O curso acontece em dois encontros, sempre às quintas-feiras.

Já nos dias 29 e 30 – sexta e sábado, respectivamente –, a atriz Gabrielle Fleck interpreta personagens clássicos de musicais em Era Uma Vez… Broadway – edição Backstage Dreams.

Filosofia e Videogames são o assunto do próximo Cultura em Miniciclosque acontece nos dias 04, 05 e 06 de outubroCom curadoria de Christopher Kastensmidt e as participações de Israel Mendes, Suely Fragoso e Saulo Camarotti e Lucas Krug – que fará o tradicional stand-up comedy de encerramento do miniciclo – os palestrantes debaterão “games e filosofia”: o lugar do game na nossa sociedade e seu potencial para propagar ideias. A entrada é franca.

Na programação especial para as crianças, acontece uma série de atividades no primeiro fim de semana do mês: o renomado espetáculo Cuco – A Linguagem dos Bebês no Teatro terá quatro apresentações na sexta e no sábado, dias 06 e 07 de outubro, e serão oferecidas oficinas de Musicalização Infantil e de Teatro.

O fim de semana reserva atividades para adultos, como a oficina de sobremesas com chocolate, das Chocólatras Bete Duarte e Sony Monteiro, que acontece no sábado, 07 de outubro. Também no dia 07, acontece o recital do pianista Fabio LuzNeste recital, Fábio interpreta obras de Chopin e Scriabin, além do Bolero de Ravel, numa transcrição para piano a seis mãos – escrita pelo próprio pianista – e que terá as participações especiais de Andrei Liquer e Henrique Roberto Simões.

Além dessas atividades, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, do artista pernambucano José Patrício, em cartaz até o dia 18 de novembro. A mostra traz dezenove obras que perpassam os seus 40 anos de carreira e apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Curso A História do Jazz, com Paulo Moreira

O jornalista Paulo Moreira, criador e apresentador do programa Sessão Jazz da FM Cultura, divide com os participantes seu conhecimento acumulado em 30 anos de pesquisa sobre o gênero. O curso, que acontece em dois encontros (sempre às quintas-feiras, dias 28 de setembro e 05 de outubro), percorre toda a história do jazz, desde seu surgimento no final do século XIX, até suas manifestações mais atuais, como o jazz europeu e a world music.

De essência livre, o Jazz é um verdadeiro encontro de ritmos e tradições. Sua história tem origem no canto dos escravos que viviam nos Estados Unidos e que mantinham a música como forte elemento da cultura africana. Misturado à música de americanos de origem europeia, nasce então o Jazz, acompanhado da riqueza de estilos e cadências que tão bem o caracterizam.

Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, desde julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do Studio Clio.

SERVIÇO

Período: dias 28 de setembro e 05 de outubro, quintas-feiras

Duração: 4h (2 encontros de 2 horas)

Horário: das 19h30 às 21h30

Encontro 1: Os primórdios: os combos, a era do swing e o surgimento do bebop

Encontro 2: O que veio a seguir: o hard bop, o jazz modal, o free jazz, o jazz rock e as manifestações mais recentes, como o jazz europeu e a world music

Investimento: R$ 180,00 ou 6 X R$ 30,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.