OAB defende o voto consciente em evento na ACIST-SL

Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier

Reconhecida nacionalmente por liderar diversos movimentos em favor da cidadania, a OAB desenha agora mais um movimento. Chamada Voto Consciente, a próxima campanha quer agregar todas as entidades, religiosas e da sociedade civil, para estimular o debate sobre a importância do voto. O anúncio da iniciativa foi feita pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante palestra realizada hoje (26), na reunião-almoço Momento do Empreendedor promovida pela ACIST-SL. “Muitas pessoas não sabem a importância que tem o voto, em escolher as pessoas certas para representá-las diante do poder público”, explicou. O formato da campanha ainda está sendo construído, pois terá o apoio das subseções da OAB no Estado, que irá disseminá-la para as demais instituições. “Ainda hoje somos governados por um sistema político patrimonialista, como há mais de 400 anos e precisamos mudar este pensamento”, defendeu.

Segundo o dirigente, é inegável que o Brasil vive um momento de crise, mesmo que alguns dizem o contrário. “Nossa crise é ética e moral, atingindo a nossa vida política e assim, toda a sociedade. Como ela hoje está nos ambientes do executivo e do legislativo, cabe ao judiciário fazer valer os direitos adquiridos”. Breier ressalta que talvez o Brasil esteja vivendo um momento delicado, onde a democracia está sendo questionada, mas reitera que o voto, que é a representatividade de democracia, está intacto. “Vivemos uma transição difícil porque nunca foi tão aberta a questão da corrupção no Brasil, é difícil lidar com tanta informação e parece que estamos fragilizados na nossa democracia e por isto não estamos saindo para as ruas, como ocorreu há dois anos”, reconhece. “Porém, há meios de mudar isto, e esta mudança acontece por meio do voto consciente”.

O Momento do Empreendedor contou com a participação de associados e de advogados ligados à OAB Subseção São Leopoldo, liderada pela presidente Rita Pavoni. Após o almoço, Breier cumpriu uma série de compromissos na cidade.

O patrocínio do evento foi das Br Supply, Reverse Gestão de Resíduos, Sicredi, Imobiliária São Luiz e Étika Gestão Condominial. O próximo encontro será no dia 23 de novembro, com a presidente da Federasul, Simone Leite.