Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral – Dez Passitos para Prevenir um AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), em 2015, o AVC foi fatal para mais de 100 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, são mais de 19 mil casos da doença por ano (16 mil atendidos pelo SUS), 9,5 mil só na região de Porto Alegre e Metropolitana. Para quem pensa que o AVC afeta apenas suas vítimas, as entidades médicas alertam: tanto sobreviventes, como familiares, amigos, ambientes de trabalho e comunidades são indiretamente atingidos pelas sequelas que a doença deixa. A partir de mudanças individuais, defendendo políticas locais e globais para melhorar a saúde da população, todos podem fazer algo para evitar um AVC.

Com foco na prevenção, a Campanha Nacional de Combate ao AVC tem como objetivo aumentar a conscientização individual e coletiva sobre os fatores de risco para o AVC. Desde o dia 21 de outubro, diversas ações estão sendo realizadas em todo o país, como palestras em hospitais, distribuição de materiais em unidades de saúde e divulgação de dados em mídias digitais. Em Porto Alegre, até um jingle foi criado para a campanha: os Dez Passitos para Prevenir um AVC (videoclipe e letra podem ser conferidos em https://youtu.be/mogJ61cJjf8).

Na manhã de domingo (29), último dia da campanha, o Parque da Redenção recebe também uma atividade. Contando com a participação de diferentes instituições da Capital, entre elas o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a iniciativa pretende mostrar à população que o AVC pode ser evitado em até 90% dos casos. A ação acontece em frente ao espelho d’água e contará com a participação de neurologistas, neuropediatras, clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, estudantes e associação de cuidadores.

 

Confira a programação:

Correndo Contra o AVC (5km) e Caminhada contra o AVC (2km)

7h – 8h30: entrega dos kits. 8h45: aquecimento com os “Dez Passitos de Prevenção ao AVC”.

9h: correndo contra o AVC/caminhada.

 

10h – 15h: mutirão de informações para a população sobre o AVC e avaliação dos fatores de risco.

1ª estação: verificação de pressão arterial, peso e altura, glicose.

2ª estação: avaliação de risco de ter um AVC.

3ª estação: vídeos com informações sobre o AVC, panfletos padronizados da campanha nacional e internacional, orientação à população sobre os fatores de risco.

4ª estação: informações sobre AVC em crianças

5ª estação: orientação sobre atividade física, exercício, reabilitação.

6ª estação: orientação sobre uso adequado de medicação.

7ª estação: orientações sobre alimentação saudável e perda de peso.

8ª estação: divulgação do aplicativo AVC Brasil e Riscômetro de AVC, para que as pessoas possam acompanhar o seu risco e modifica-lo com atitudes saudáveis.

9ª estação: os primeiros 450 avaliados que participarem de todo o circuito ganham uma pulseirinha da campanha mundial e serão sorteadas camisetas do AVC.

 

O que fazer para prevenir um AVC?

  • 1. Controle a pressão alta.
  • 2. Faça exercícios físicos moderados 5 vezes na semana.
  • 3. Tenha uma dieta saudável e balanceada (mais frutas e verduras, menos sal).
  • 4. Reduza seu colesterol.
  • 5. Mantenha um peso adequado.
  • 6. Pare de fumar e evite exposição passiva ao tabaco.
  • 7. Reduza a ingestão de álcool (homens: 2 doses/dia, mulheres 1 dose/dia).
  • 8. Identifique e trate a fibrilação atrial.
  • 9. Reduza seu risco de diabetes, converse com seu médico.
  • 10. Aprenda sobre o AVC.