São Leopoldo recebe projeto Ruas Cobertas de Crianças no domingo

Grupo Aquarela — foto: Divulgação

Praça da Biblioteca vai sediar evento de música para crianças e famílias.

Projeto inédito que se propõe a aproximar o público infantil da música autoral de qualidade produzida no nosso Estado, a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha – Ruas Cobertas de Crianças tem sua segunda edição marcada para 12 de novembro, em São Leopoldo. Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, o projeto teve sua estreia em Arroio do Meio.

Com espetáculos do Grupo Aquarela, Cuidado que Mancha e Claudio Levitan, Oficinas de Música para pais e filhos e educadores, além de outras atrações, as atividades são gratuitas e acontecem na Praça da Biblioteca (Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro). As oficinas ocorrem na parte da manhã, na parte interna da Biblioteca Pública e, a partir das 15h, crianças e famílias estão convidadas para curtir as atrações musicais.

Claudio_Levitan — foto: Eneida Serrano

A Banda de Fanfarra João Goulart, com 35 alunos instrumentistas da escola municipal homônima, fará a abertura do evento. Orientado pelo professor Igor Ricardo Violi, o grupo toca músicas de cancioneiros populares desde 2014. Após, nos intervalos dos shows, a escola Pakua de São Leopoldo vai oferecer oficinas para as crianças. Dentre elas, Arte Marcial, Arqueria, Cosmodinâmica e Acrobacia.

Oficina de Musicalização gratuita para educadores amplia o repertório e enriquece o ensino da música em sala de aula

A programação inicia na parte da manhã, na Biblioteca Municipal Viana Moog. Às 9h, a Oficina de Musicalização para educadores propõe aos participantes um panorama da música para crianças produzida no Brasil e a vivência de práticas artísticas que poderão sensibilizá-los para o trabalho com seus educandos, como jogos e exercícios musicais.

Na oficina voltada aos pais e filhos, às 11h, haverá uma vivência corporal, proposta através de jogos, exercícios e brincadeiras em grupo que irão explorar os elementos que constituem a música, como melodia, harmonia, timbre, ritmo, entre outros.

Cuidado que Ronca — Foto: katia-bressane

Para participar das oficinas, interessados devem enviar e-mail para ruascobertasdecriancas@gmail.com ou acessar o site www.ruascobertasdecriancas.com.br. As vagas são limitadas.

Idealizada pela Jazz Produtora de Arte em parceria com a Imago Produtora, a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha procura divulgar e fortalecer a música enquanto ferramenta de diversão e reflexão para os pequenos.

Serviço

Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de Música Autoral Infantil
Edição São Leopoldo

Dia 12/11, domingo

  • Local: Biblioteca Municipal Viana Moog
  • 9h – Oficina de Musicalização para Educadores e interessados
  • 11h – Oficina de Música para Pais e Filhos
  • Ministrantes: Cláudio Veiga e Raquel Grabauska
  • Local: Praça da Biblioteca
  • A partir das 15h

Espetáculo de abertura – Banda de Fanfarra João Goulart
Espetáculo “Cuidado que Ronca” – Grupo Cuidado que Mancha
Show de Claudio Levitan
Espetáculo “Nessa Festa tem Bagunça” – Grupo Aquarela

Em caso de chuva, o evento será transferido para data a ser divulgada por meio de suas mídias digitais.

Artistas

Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre em 1951. É arquiteto e autor de espetáculos infantis, como A maldição do castelo e a opereta Pé de Pilão. Escreveu O porão misterioso (L&PM, 2000), Prêmio Açorianos de Literatura Infantil no ano seguinte. Publicou também Tangos & Tragédias em quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, além de ter participado de várias antologias de contos. Têm três CDs infantis gravados: O primeiro disco, Minha longa milonga e com.pacto.triplo, com os quais ganhou vários prêmios.

O Grupo Aquarela surgiu em 2011 com a finalidade de unir música e teatro em um trabalho lúdico voltado ao público infantil e desde a estreia de seu primeiro espetáculo, “Musica de Imaginar”, em 2012, vem amadurecendo e se consolidando. Em 2013, estreou seu segundo espetáculo, “Nesta Festa tem Bagunça”, um show com influências teatrais e circenses.

O Cuidado Que Mancha é um grupo de teatro, música e literatura. Foi fundado em 1995 por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Desde o começo, a busca por sonoridades diferentes, timbres inusitados e mistura de ritmos brasileiros já estava presente. A Mulher Gigante, um musical para crianças que virou espetáculo, disco e livro-cd, foi também o primeiro disco para crianças do RS. Com o espetáculo Cuidado que Ronca, a trupe se dedica ao universo dos bebês.

Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, o projeto Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de Produção Musical Autoral Infantil Gaúcha é uma realização da Jazz Produtora de Arte, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora e apoio das prefeituras de Arroio do Meio e São Leopoldo.

Apoio institucional: Cida Planejamento Cultural
Financiamento: Prêmio Empreendedor Cultural 3ª Edição
Patrocínio: RGE Sul

Para mais informações, acesse o site www.ruascobertasdecriancas.com.br ou o a página do evento no Facebook http://bit.ly/ruascobertasdecriançassãoléo.