Saúde

Você sabe o que é polinose?

Se os seus olhos estão vermelhos, inchados, com lacrimação e, além disso, há presença de espirros, coceira, obstrução e escorrimento nasal, é possível que esteja com polinose. Popularmente conhecida como alergia ao pólen, a polinose é uma rinite alérgica estimulada pelo pólen das flores, árvores e plantas herbáceas que quando espalhadas na cidade pelo vento, causam rino-conjuntivite e asma.

Esta alergia pode ser induzida apenas por pólen ou associada aos agentes alergênicos, como poeira, pelos de animais, ar condicionado e agravada pela poluição e tempo seco.

Para passar pela primavera sem maiores problemas, o médico Edgard da Veiga Lion Neto (CRM: 62943-SP) ensina como minimizar os efeitos da doença. Acompanhe:

  1. Faça a umidificação nasal com soluções salinas de fácil uso e ocular com lágrimas artificiais para diminuir os efeitos do pólen e poeira nas vias respiratórias e olhos. Isso vai ajuda-lo a se sinta melhor;
  2. Evite ar-condicionado e mantenha janelas de casa e automóveis fechadas. O ar-condicionado resseca os olhos e prejudica a recuperação da doença. Já janelas abertas permitem que agentes alergênicos estejam sempre presentes.
  3. Use óculos de sol na rua, isso ajudará a evitar o contato dos olhos com pólen que esteja disperso no ar;
  4. Procure ajuda médica para diagnostico correto;
  5. Tome o antialérgico recomendado por seu médico com intervalo de tempo exato para garantir o efeito sobre a doença.

Referência: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Botão Voltar ao topo