Região Nordeste recebe ações do Fórum Integrado de Serviços em novembro

As equipes das secretarias que compõem o Fórum de Serviços Integrados se reuniram na avenida Leopoldo Wasun, na Vila Brás, na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro, para o início das ações na Região Nordeste. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve no local e conversou com os representantes dos moradores e funcionários da Prefeitura. “Chegamos com a equipe completa para fazer um serviço geral na região. Estamos trabalhando nestes bairros desde o primeiro semestre com a limpeza de valas e desassoreamento para evitar alagamentos e agora vamos fazer um trabalho mais consistente com o Fórum”, destacou. O prefeito também alertou para a necessidade do cuidado com a destinação correta do lixo e a importância de fiscalizar.

A região Nordeste é a penúltima a ser contemplada com os serviços que vão ser realizados durante o mês de novembro. A última região a ser contemplada será o centro a partir de dezembro. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Sandro Lima, que coordena as ações, serão concentrados serviços básicos de limpeza, capina, roçada, tapa-buracos, sinalização, pintura e serviços para evitar alagamentos. “Criamos a estrutura do Fórum de Serviços para recuperar a cidade e estamos enfrentando as dificuldades para dar uma resposta para a população”, afirmou. O secretário lembrou também dos serviços que já vêm sendo feito na região e trouxeram retorno para a comunidade como o desassoreamento do Arroio Gauchinho e no canal da rua 14 Bis.

“Desde que a Prefeitura limpou o arroio e retirou o lixo não tivemos mais alagamentos. A água não cobre as galerias como acontecia antes. Chegava a cobrir a ponte”, afirmou a moradora da Brás, Lorena Tente. O presidente da Associação de Moradores da Brás, Marcelo Matheus, falou sobre as principais demandas da comunidade que, segundo ele, dizem respeito aos alagamentos e a necessidade de uma praça. Matheus agradeceu as ações que foram realizadas e já resolveram alguns problemas crônicos. O presidente da Associação de Moradores do Santos Dumont, Alencar Miranda Pimentel, também agradeceu ao atendimento das demandas que se tratavam de buracos e alagamentos no bairro.

Também participaram da abertura dos serviços, a secretária do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes, os secretários municipais de Obras, Geraldo Passos, de Esporte e Lazer, Rogério de Brito, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Nestor Schwertner, o Ouvidor, Diego Specht, integrantes da Defesa Civil e integrantes das pastas envolvidas.

As secretarias que compõem o Fórum são: Serviços Públicos (Sesp), Defesa Civil, Obras Viárias (Semov), Saúde (Semsad), Meio Ambiente (Semmam), Orçamento Participativo (OP), Serviços da Zona Leste (Seleste), da Zona Norte (Senorte), Gestão e Governo (SEGG) e Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

Foto: Thales Ferreira