Lugares para amantes do vinho na República Tcheca

Que tal o outono com um bom vinho nas mãos e incríveis paisagens? Os caminhos entre os vinhedos do país levam às encostas das montanhas onde as uvas amadurecem para produzir vinhos tchecos de qualidade. Adegas pitorescas e ruas charmosas com inúmeras lojas de vinhos.  A maioria dos vinhedos está na Morávia do Sul, a região mais quente da República Tcheca.

Znojmo
Quem prefere os vinhos brancos deve ir à histórica cidade de Znojmo. Uma vez lá, você não deve deixar de  visitar o mosteiro de Loucký, um antigo centro espiritual, ligado aos aspectos mundanos da vida: bastará  visitar as imensas adegas do lugar. Você visitará o museu da viticultura e a fabricação de barris, ou a cripta românica. Quando  terminar,  poderá provar alguns vinhos. Nos arredores de Znojmo é possível fazer uma infinidade de excursões com o tema do vinho. De bicicleta é ideal para usufruir da beleza das vinhas e da paisagem pitoresca. Além disso, as rotas de ciclismo entre os vinhedos formam uma rede que cobre todo o sul da Morávia. Entre os destinos favoritos, você encontrará as adegas azuis em Nový Šaldorf, a adega pintada em Šatov, decorada com desenhos populares ou a famosa vinha de Šobes no Parque Nacional Podyjí. No início de setembro, no centro histórico de Znojmo, celebra-se a safra histórica tradicional, durante a qual o novo mosto de vinho fermentado da colheita (burcák, em tcheco) está por toda parte.

Mikulov

Outro importante centro de vitivinicultura é a Cidade de Mikulov. No palácio barroco, que domina a Cidade você vai ver a maior exposição nacional de  vitivinicultura  e um barril gigante único. Poderá visitar o palácio com um guia e também o  centro da Cidade. Uma vez  terminado o passeio,  uma degustação de vinhos brancos local espera por você. Mikulov geralmente é muito animado durante o segundo fim de semana de setembro, acontece a vindima de Pálava. Mas os arredores da cidade também merecem  atenção. Sabia que é de lá um dos  mais antigos exemplos da  criação  artística em  cerâmica: a Venus de Věstonice.uma estatueta de cerca de 25 mil anos original de uma aldeia perto de Mikulov?

Vitivinicultura moderna em terras antigas
A uma curta distância da cidade de Mikulov existem outros lugares que os amantes do enoturismo não devem perder. Vale mencionar o  antigo vinhedo  de Sonberk cuja história remonta ao século 13. Seu  vinho era fornecido à corte da Imperatriz Maria Teresa da Áustria. A casa vinícola  que produz vinhos desde 2003 e que foi proclamada  como a melhor vinícola da  República Tcheca  continua  naturalmente na tradição, embora aplique métodos modernos. Prova evidente disso é o novo edifício, um trabalho arquitetônico digno de atenção, que está perfeitamente ligado à paisagem ao pé das montanhas. A vinícola produz autênticos vinhos brancos especiais com um atributo de qualidade, xclusivamente a partir de suas videiras. Vinhos  frutados com um elevado teor de minerais e sabores aromatizantes excitantes, como as variedades Ryzlink rýnský (Riesling do Reno); Pálava (cruzando variedades de Savagnon e Muller Thurgau), Tramín (Savagnin), Sauvignon (Sauvignon) ou Rulandské šedé (Pinot Gris). Em Sonberk você pode fazer duas coisas: provar o vinho e visitar a casa e suas vinhas.

Descubra mais em #DestinoChequia