San Antonio é eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elegeu San Antonio, no Texas, como Cidade Criativa da Gastronomia, tornando-a parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. San Antonio é o segundo município dos Estados Unidos a receber esse destaque e o primeiro do estado. A herança culinária de San Antonio, bem como sua geologia e geografia, reúne características de culturas como a mexicana, espanhola, alemã e francesa.

Atraídas pelo rio que corta as planícies costeiras e a região montanhosa de San Antonio, as populações indígenas, por 13 mil anos, plantaram, colheram e caçaram. Os caminhos formados por trilhas e rios trouxeram o comércio, junto com outros povos. Em 1700, colonizadores da Espanha e das Ilhas Canárias chegaram com novas tradições e sabores. Outros novos produtos, especiarias e ingredientes da Europa, Ásia e África vieram com os alemães e outros colonos europeus em 1800.

Hoje, a cena culinária da cidade é completamente inspirada nessa riqueza cultural. Com chefs renomados, San Antonio celebra a herança culinária por meio da combinação entre a preservação e a inovação. Além de famosa pelos passeios ao longo do River Walk e do Alamo, San Antonio é historicamente conhecida pela culinária Tex-Mex, mas, que agora, está progredindo para “Tex-Next”.

Porta de entrada para a América Latina, San Antonio é uma vitrine das riquezas dessa cozinha. O terceiro campus do prestigiado Instituto Culinário da América (Culinary Institute of America – CIA) está em San Antonio. Dedicado aos fundamentos da culinária e especialização em cozinha latina, esse instituto mistura influências culturais da cidade e ingredientes indígenas. O campus da CIA está localizado na Pearl, área com diversas opções gastronômicas de produtores locais, junto com uma cervejaria alemã adaptada, construída em 1883. Com 18 diferentes propostas, incluindo um grande mercado de agricultores que abre aos fins de semana, e por ser a primeira área de alimentação da cidade, Pearl é um destino único.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO promove uma cooperação internacional e encoraja a troca de experiências e recursos para promover o desenvolvimento local por meio da cultura e da criatividade. A gastronomia local e o entusiasmo por programas sustentáveis estimularam a evolução da culinária de San Antonio e foram responsáveis pela indicação da UNESCO em junho de 2017.