Seminário Municipal de Habitação reúne 120 participantes em NH

Com aproximadamente 120 participantes e a representatividade de sete cooperativas habitacionais, o Plenário da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo recebeu o Seminário Municipal de Habitação na tarde desta quinta-feira, 9. O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Legislativo hamburguense, apresentou um panorama das atividades atuais da Diretoria Municipal de Habitação e informações de auxílio à população e a cooperativas na busca pelo planejamento de moradias dignas e seguras.

Evento contou com público em torno de 120 espectadores da comunidade hamburguense e representantes de cooperativas – Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

O seminário foi idealizado a partir de uma sugestão da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Sergio Hanich, da Comissão de Meio Ambiente, que tem como presidente o vereador Enio Brizola, e do secretário da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento, o vereador Nor Bueno. Os vereadores Issur Koch, Fernando Lourenço e Gerson Peteffi também assistiram às palestras e aos painéis.

As temáticas estiveram relacionadas à formação e à organização das cooperativas, além de serem divididos conhecimentos jurídicos sobre regularização fundiária e informações técnicas em relação a áreas de risco, com o devido esclarecimento sobre o apoio social dado às famílias em condições de vulnerabilidade.

Representando a presidência da Casa, o vereador Nasson Luciano fez a abertura do evento, valorizando a importância da iniciativa. “Os temas são de interesse de todos, não apenas de quem habita o bem imóvel, como da comunidade, dos cidadãos que estão em seu entorno”, ressaltou.

Em seguida, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, representando a prefeita Fátima Daudt, saudou os presentes e agradeceu a presença da comunidade, dos representantes de cooperativas habitacionais e dos vereadores. A secretária ressaltou, em sua fala, as ações da Diretoria de Habitação, que abre semanalmente uma agenda para dialogar com a população. “O Dia da Comunidade é a oportunidade de se buscar informações, recebendo apoio técnico e social da diretoria na busca por soluções viáveis”, destacou.

A diretora de Habitação, Marcia Alcântara, assinalou que uma das bases das políticas públicas habitacionais é a relação do poder público com as associações de moradores e as cooperativas. “A diretoria promove ainda reuniões sistemáticas de regularização fundiária, sempre em busca de ampliar as oportunidades de solução do déficit habitacional” completou.

O primeiro profissional convidado a palestrar foi o contabilista e administrativo-financeiro Dirceu Granado de Souza, que detém ampla experiência no desenvolvimento de consultoria de gestão em empresas, sociedades cooperativas e no terceiro setor. O segundo palestrante foi o advogado Tiago Machado, da Organização Cooperativa do Estado do Rio Grande do Sul, vinculada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Ocergs-Sescoop/RS). Na sequência, formou-se a mesa de painelistas. O grupo contou com a assistente social e servidora pública Cristina Nascimento, o advogado da PGM Márcio Garcia e a arquiteta e urbanista Alessandra Brito, integrante do grupo de Gestão de Riscos de Desastres (Grid), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ao final, o evento foi aberto para as perguntas do público, com a representatividade das cooperativas Flamboyant, Simacoop, Coobasa, Coopunesp/Nova Esperança, Coopserv, Coopermix e Cooparaíso.