Saúde

Dermatologistas lançam aplicativo gratuito com informações sobre saúde do cabelo e do couro cabeludo

A queda de cabelo é uma das maiores preocupações de homens e mulheres. Mas o que muita gente não sabe é que, mais do que um fator estético, a queda capilar pode resultar de doenças sérias como lúpus, sífilis, disfunção na tireoide, entre outras. E como o diagnóstico precoce destas patologias aumenta consideravelmente as chances de cura, os dermatologistas Leonardo Abraham, Patricia Damasco, Barbara Uzel e Sofia Martins decidiram esclarecer a população criando o aplicativo Cartilha do Cabelo, já disponível para download para android e iPhone.

Além trazer informações sobre as doenças do cabelo e do couro cabeludo, o aplicativo fala sobre os mitos e verdades e também sobre o câncer de pele. Para facilitar a compreensão, foram criados dois personagens, a Mona e o Topetinho, e as doenças são exemplificadas com ilustrações. Em breve, será inserido um tópico sobre estética capilar orientando as pessoas sobre os cuidados com tratamentos químicos, como tingimentos, escovas progressivas, despigmentações, entre outros procedimentos.

“Aumento na queda capilar, inflamações do couro cabeludo, diminuição no volume e afinamento dos fios são sintomas fundamentais para já buscar um médico especialista”, afirma a dermatologista Patricia Damasco. A profissional alerta que as informações fornecidas pela cartilha possuem fins educativos e que não devem ser usadas para diagnosticar um problema de saúde ou doença.

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios