Geral

PREFEITO ASSINA DECRETO DOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O prefeito, Ary Vannazi, assinou na quinta-feira, 16 de novembro, o decreto que instaura os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que será presidido pela secretaria de Políticas para Mulheres. Os 16 dias dão nome à campanha que inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos. A campanha teve inicio em 1991, porém,o Brasil aderiu a causa em 2003 e prolongou os dias de ativismo, iniciando as atividades em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A secretária de Políticas para Mulheres, Danusa Alhandra, afirma que o maior objetivo da campanha é levar a sociedade a discutir as questões das mulheres. “É um ato onde começamos uma mobilização para trazer, nesses 16 dias, a discussão pela situação da violência contra a mulher”, ressaltou a secretária. A vereadora, Ana Affonso, levantou o debate sobre a proibição do aborto nos casos que ainda eram permitidos e disse que esse é apenas mais um dos direitos que as mulheres vem perdendo nos últimos tempos. “A gente nunca viveu um período tão agudo na violência contra a mulher”, enfatizou a vereadora.

A vice-prefeita, Paulete Souto, destacou a importância de atingir as mulheres de periferia, que são as que mais sofrem com a perda de direitos e mais necessitam de políticas públicas. “Temos que avançar muito. Ter a ousadia, mesmo com as dificuldades que estamos enfrentando de dar o direito às mulheres de serem ouvidas, e que a gente possa dentro do nosso município, construir políticas para que as mulheres desse município sejam atendidas”, disse a vice-prefeita.

O prefeito, Ary Vanazzi, falou sobre a importância dos instrumentos de luta política para garantir os direitos das mulheres. “A cidade aqui pulsa o debate sobre as políticas para as mulheres, enfrentamento a violência, se eu for enumerar todas as ações, talvez nós não tenhamos nenhuma cidade do Rio Grande do Sul, que tenha essa visão estratégica e esse olhar com as políticas públicas para as mulheres”, exaltou o prefeito.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo será aberta oficialmente no dia 25 de novembro com uma caminhada pela erradicação da violência contra a mulher.

Foto: Thales Ferreira

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios