RS

Artista gráfica Luciana Quinto organiza exposição curativa

Representantes do Hospital Banco de Olhos lançam exposição - Artista gráfica Luciana Quinto organiza exposição curativaA artista gráfica Luciana Quinto organizou no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre a exposição “A Energia da Natureza”. O objetivo foi levar para as dependências da instituição fotos curativas aos pacientes. Realizada no mês de outubro, a exposição contou com o apoio da Fundação para Fotografia / Arte em Hospitais, sediada em Florença, na Itália. Para a iniciativa foram reunidas 28 imagens por doação, de fotógrafos nacionais e internacionais, que agora permanecem distribuídas pela instituição de saúde.

Para organizar a exposição, a artista pesquisou por iniciativas semelhantes em diversos lugares do mundo, descobrindo o potencial de cura que as imagens possuem em pessoas que passam por tratamentos médicos. O evento teve o apoio total da nova gestão do Hospital Banco de Olhos, que procura modernizar e humanizar os serviços e a relação com pacientes, visitantes e colaboradores da instituição.

As imagens da natureza foram capturadas em diversos países, posteriormente selecionadas pela Fundação italiana. “A arte promove o alívio do estresse e da ansiedade de pacientes e familiares, proporcionando a sensação de conforto e segurança, além de trazer harmonia e leveza ao ambiente”, completa Luciana.

Esta é a primeira curadoria de Luciana Quinto desde o seu retorno ao Brasil em março deste ano, após temporada na Suíça. A artista já planeja nova exposição para o primeiro trimestre de 2018. De acordo com ela, o Banco de Olhos de Porto Alegre é o segundo hospital no Brasil e utilizar imagens da Fundação italiana potencializando a arte como benefício curativo à saúde.

Tags

Artigos relacionados