Filme uruguaio estreia em Porto Alegre e São Paulo nesta quinta

Estreia nas salas comerciais de Porto Alegre e São Paulo nesta quinta-feira, 23 de novembro, o longa-metragem uruguaio Os golfinhos vão para o leste, produção vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado 2016 para a também roteirista e diretora Verónica Perrota.

No panorama recente do cinema latino-americano, o Uruguai ocupa uma posição no mínimo intrigante: produz-se pouco, impressiona-se muito. Desde os anos 2000, os uruguaios vem construindo um cinema próprio e tem lançado mais e melhores filmes que, aos poucos, estão chegando ao circuito comercial internacional. Os golfinhos vão para o leste, longa-metragem de estreia na direção de Gonzalo Delgado e Verónica Perrotta, é um exemplar da nova safra uruguaia.

A trama principal está localizada em uma Punta del Este fora da alta temporada e conta a história de Virgínia, vivida por Verónica Perrotta, e sua tentativa de retomar o relacionamento com o pai após anos sem vê-lo. Ela decide aparecer sem avisar com o objetivo de restabelecer o vínculo paterno perdido há muito tempo. O pai, Miguel Ángel, interpretado por Jorge Denevi, é uma antiga e decadente celebridade da televisão local, homossexual assumido e não demonstra interesse em retomar o convívio com a filha. Mas quando descobre que ela está grávida e que será avô, ele muda completamente de atitude.

O filme se encaixa no tom da comédia dramática, onde a mentira serve de fachada para contar uma história sobre o quanto as relações humanas podem se tornar complicadas e até onde se pode chegar para superar barreiras. O título do filme traz à tona uma superstição conhecida no Uruguai: quando os golfinhos nadam em direção ao leste é sinal de boa sorte e tempos melhores pela frente.

Este é o primeiro projeto em que Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado trabalham em conjunto no roteiro e na direção de um filme. Os dois também são atores no filme e estão intimamente ligados à retomada da produção cinematográfica uruguaia dos últimos 15 anos.  Se conheceram na filmagem do longa Whisky de Juan Rebella e Pablo Ward (2004), considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes latino-americanos dos últimos 20 anos. A partir deste encontro, Verónica e Gonzalo alimentaram o desejo de trabalharem juntos em um novo projeto que originou Os golfinhos vão para o leste. O filme conta ainda com a participação especial do ator César Troncoso, protagonista do O Banheiro do Papa (2007), filme exibido no Festival de Cannes, ganhador de dois kikitos no Festival de Gramado e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Sinopse:

Miguel Angel Garcia Mazziotti, figura gay decadente do showbiz no Rio de la Plata, recebe a visita de sua filha Virginia, de quem se manteve afastado por anos. “El Gordo”, como o chamam em Punta del Este, rejeita abertamente a visita de Virginia mas, ao saber que vai se tornar avô, não consegue controlar a emoção e acaba cedendo e participando da felicidade de sua filha. Eles compartilham então um fim de semana em família clássico, recheado de verdades e de mentiras.