Puratos lança panettone com fermentação natural de 1923

Um alimento que não fica fora da mesa do brasileiro nas comemorações de fim de ano é o panettone. Nesta época, um verdadeiro carregamento do pão italiano chega às gôndolas dos mercados com sabores e formatos diferentes para conquistar o consumidor.

Várias empresas têm sua fórmula secreta, a da Puratos, fabricante belga de produtos para padarias e confeitarias, é o Lievito Naturale. Este é o ingrediente principal do lançamento da empresa, o Panettone Artigianale, e responsável por dar ao produto o autêntico sabor italiano.

Lievito Naturale é uma fermentação natural italiana de 1923, conservada na Biblioteca de Massa Madre da Puratos, localizada em St. Vith, na Bélgica. Cultivada e hidratada da mesma forma diariamente, é a 69ª fermentação natural catalogada na Biblioteca, que reúne mais de 100 tipos de massas madres de todo mundo, inclusive, quatro delas são do Brasil. O acervo, subsidiado pela Puratos, tem o intuito de preservar toda herança e biodiversidade das fermentações naturais para as próximas gerações.

O ingrediente do Artigianale após o processo de fermentação de 36 horas é desidratado conservando todos os benefícios do fermento original e assim, proporcionando mais sabor, umidade e maciez à massa, o que traz melhoria na resiliência e no volume do Panettone.

O tradicional pão natalino é um dos produtos sazonais mais consumidos pelos brasileiros chegando a 300 gramas por pessoa. O Brasil representa o 3º maior consumo per capita de panettone do mundo, atrás apenas de Itália e Peru.

No mercado de panettones industrializados, cerca de 20 toneladas do produto são feitos com os ingredientes da Puratos, o que significa 30 milhões de unidades. A Puratos é um grupo global com vasta experiência e gama completa de produtos inovadores nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Cria novas oportunidades a partir de tecnologia de ponta e do conhecimento e experiência das culturas alimentares de cada lugar do mundo, oferecendo produtos saborosos e nutritivos. Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países em todo o mundo e, em muitos casos, com produção local. A Puratos tem subsidiárias locais em 63 países e suas operações são gerenciadas a partir da sede em Groot-Bijgaarden, perto de Bruxelas, na Bélgica.