Susepe apresenta projeto de contratação de apenados em São Leopoldo

A vice-prefeita Paulete Souto e o secretário Hélio Teixeira assistiram nesta quinta-feira, 30 de novembro, a apresentação do projeto da Susepe de inclusão dos apenados do regime semiaberto no mercado de trabalho. A intenção é implantar em São Leopoldo a experiência que já existe em outros municípios. O encontro ocorreu no Sine de São Leopoldo, reunindo empresários e autoridades locais.

A psicóloga da 1ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe, Magda Rosane Pires, explica que o projeto faz parte do fomento à rede social de apoio ao sistema prisional. “Busca-se resgatar essas pessoas através do trabalho. Trazer de volta para o convívio social de forma menos vulnerável. Ideia que eles possam sair do sistema como parceiros no trabalho e não como parceiros no crime”, disse Pires. De acordo com o diretor do Instituto Penal de São Leopoldo, Allan Jones Rocha Marques, atualmente existem 46 profissionais qualificados que estão ociosos no presídio da cidade.

A Secretaria de Integração Social – Direitos Humanos vai trabalhar na mediação e captação de vagas no mercado de trabalho local, buscando contribuir para que esses apenados tenham reinserção social. “É importante discutir essa situação no município. A inclusão através da reinserção é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do município”, disse Hélio Teixeira. A vice-prefeita Paulete Souto destacou que é um início de caminhada com perspectivas positivas de avanços para o município.