Abicalçados apresenta resultados de Missão Exploratória à China

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou, no último dia 30 de novembro, os resultados da Missão Exploratória à China, realizada em setembro passado. A apresentação, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, foi a última de uma série que passou por Jaú, Franca, Birigui, Nova Serrana e Três Coroas.

Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, explica que na Missão, que passou pelas cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing, permitiu um mapeamento do varejo local. Porém, o que mais chamou a atenção foi a modalidade e-commerce, que tem mais de 700 milhões de compradores ativos. “A China consome 25% da produção mundial de calçados, sendo que muito desse consumo tem vindo via digital, especialmente pelo chamadocross border e-commerce”, ressalta Letícia, acrescentando que, em 2018, o país deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a economia mais “digitalizada” do mundo.

Por outro lado, continua a coordenadora, o mercado chinês exige altos investimentos, por isso a importância da apresentação nos principais polos calçadistas brasileiros em busca de engajamento das marcas. “Por ser um mercado muito grande, os investimentos para imagem e promoção comercial são altos”, comenta, acrescentando que, em 2018, a meta é construir, em conjunto com as marcas parceiras e o Brazilian Footwear, a estratégia mais assertiva de inserção, que una a modalidade on-line com off-line, já que o consumidor chinês ainda valoriza muito a loja física como ponto de experiência. “É um mercado difícil, mas que certamente valerá o esforço”, frisa.

Gigante
Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, tendo consumido no ano passado quase 4 bilhões de pares. Desde 2010, a Abicalçados, através do Brazilian Footwear, vem participando de missões e feiras locais, junto com marcas de calçados verde-amarelas. Desde aquele ano, as exportações de calçados para lá aumentaram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado.

Atualmente a China é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear ao lado ao lado dos Estados Unidos, França, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Colômbia.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional.