Ponte do Guaíba ganha iluminação especial no Dezembro Laranja

Iluminação especial marcando o Outubro Rosa na Ponte do Guaíba Foto: Joel Vargas/PMPA

Durante a primeira quinzena de dezembro, a iluminação da Travessia Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Ponte do Guaíba, estará laranja, agregando-se ao Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 O Dezembro Laranja busca conscientizar a população em relação ao câncer de pele. A doença é um dos tipos mais frequentes no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos. Os casos mais comuns ocorrem em pessoas acima dos 40 anos.
A nova iluminação foi finalizada no mês de outubro pela Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Durante a fase de testes, foi usada a cor rosa, somando-se à campanha do Outubro Rosa, que teve como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já no mês de novembro, a ponte ficou iluminada com a cor azul, em alusão à campanha do Novembro Azul, que buscou conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Equipamentos – Na travessia, foram instalados 60 pontos de luminárias com tecnologia LED em postes curvos de oito metros, 16 projetores de LED nos pilares do vão móvel, 800 metros de fita de LED e estrutura para energia para todos os pontos de luz.