Festival de Teatro da Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Ramon Brant

O II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul (FESTE) abre nesta quarta-feira (6), às 20h, com o espetáculo convidado “O Feio”, do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg. A apresentação ocorre no Teatro Bruno Kiefer, com entrada gratuita. As senhas serão distribuídas uma hora antes na bilheteria do teatro.

Prêmios Açorianos de Espetáculo (júri oficial e júri popular) e Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias), “O Feio” se propõe a refletir sobre o culto à beleza e a autenticidade na sociedade de consumo. Privado do sucesso profissional por ser feio, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Uma sequência de fatos, porém, o deixa perdido em indagações acerca de sua própria identidade.

Em 2013 a montagem foi contemplada com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz na categoria Circulação, sendo apreciado por públicos de quatro estados brasileiros, nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em 2015 o espetáculo foi convidado para participar na mostra competitiva da 43ª edição do Festival Nacional de Teatro – FENATA, na cidade de Ponta Grossa (PR). “O Feio” recebeu o prêmio de melhor espetáculo da categoria “Teatro Adulto” e também conquistou os prêmios de melhor direção, para Mirah Laline; sonoplastia, Manu Goulart; iluminação, Lucca Simas e Luciana Tondo; atores coadjuvantes, Paulo Roberto Farias e Marcelo Mertins; e atriz coadjuvante, Danuta Zaghetto.

O FESTE é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior. O evento segue até domingo (10), com o anúncio e a premiação dos melhores espetáculos do Estado.

FICHA TÉCNICA
Direção: Mirah Laline
Elenco: Danuta Zaghetto, Marcelo Mertins, Paulo Roberto Farias e Rossendo Rodrigues
Figurinos: Marina Kerber
Iluminação: Lucca Simas e Luciana Tondo
Operação de luz: Luciana Tondo
Cenografia: O grupo
Vídeos: João de Queiróz e Maurício Casiraghi
Operação de vídeos: Maurício Casiraghi
Trilha sonora pesquisada: Mirah Laline
Operação de som: Manu Goulart
Classificação etária: 16 anos Duração: 1h15min

SERVIÇO
Espetáculo “O Feio”
Data: 6 de dezembro | Quarta-feira
Hora: 20h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita