Petrobras Distribuidora seleciona quatro peças teatrais gaúchas para circular no país até 2019

Desmontagem evocando os mortos

Quatro produções teatrais do Rio Grande do Sul foram selecionadas na quinta edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), que destinará R$ 15 milhões à circulação de 57 peças por 110 municípios de todo o Brasil, até 2019, e que teve um total de 647 inscritos.

No evento que divulgou o resultado, no dia 29/11, em São Paulo, destaque para as peças “Desmontagem evocando os mortos – Poéticas da experiência”, “Automákina – Universo deslizante” e “Cidade proibida”, na categoria adulto; além de “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro”, na categoria infanto-juvenil. E o público gaúcho também terá a oportunidade de assistir a turnês de espetáculos de outros estados, sempre a preços populares ou com entrada franca.

Itinerância – O objetivo do PPDC é contemplar projetos para itinerância de espetáculos não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, que apresentem a diversidade da linguagem teatral brasileira. De 2009 a 2016, a BR viabilizou a circulação de 240 produções, com mais de 2.650 apresentações em todos os estados e público superior a 650 mil pessoas. O programa conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC).

Como nas edições anteriores, todas as apresentações oferecem instrumentos de acessibilidade – Libras ou audiodescrição – e realizam, em todas as etapas, encontros com grupos locais, possibilitando o intercâmbio de linguagens e práticas cênicas.

Alena Aló, coordenadora de Patrocínio Cultural da BR, sintetiza os objetivos da Companhia: “Como uma empresa presente em todo o Brasil, a BR vê a importância de capilarizar suas ações de patrocínio, exposição de marca e relacionamento. Por isso, buscamos ampliar a abrangência do PPDC, para extrapolar os tradicionais eixos de produção e circulação. Todos ganham: a BR, a classe artística, mas principalmente o público, que verá espetáculos de qualidade em suas próprias cidades”, afirma.

A lista dos projetos selecionados pelo PPDC e outras informações estão disponíveis em www.br.com.br/cultura e em hotsitesbr.com.br/teatroemmovimento.