Iniciou o Festival de Teatro do RS na Casa de Cultura Mario Quintana

O II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul (FESTE) da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) começou nesta quarta-feira (6) com o Teatro Bruno Kiefer lotado. Artistas de Porto Alegre e do interior do Estado, além de autoridades e público em geral, prestigiaram o espetáculo convidado “O Feio”, do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg, encenado pela ATO cia. Cênica.  A abertura oficial contou com a presença do representante da Coordenação dos Festivais de Teatro do Rio Grande do Sul, Marco Fillipin; do diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Clóvis Rocha; da presidente da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Liana Zogbi; e do diretor da CCMQ e coordenador-geral do FESTE, Jessé Oliveira.

Oliveira destacou que o FESTE é um dos principais eventos da Casa e que tem algo de especial que “só quem participa sabe”. Segundo ele, o evento acontece graças aos festivais do interior do Estado que existem e resistem. “O teatro vive em cada um de nós. Vida longa ao FESTE, vida longa ao teatro gaúcho”, disse emocionado.

“O Feio”

Prêmios Açorianos de Espetáculo (júri oficial e júri popular) e Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias), “O Feio” se propõe a refletir sobre o culto à beleza e a autenticidade na sociedade de consumo. Privado do sucesso profissional por ser feio, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Uma sequência de fatos, porém, o deixa perdido em indagações acerca de sua própria identidade.

Em 2013 a montagem foi contemplada com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz na categoria Circulação, sendo apreciado por públicos de quatro estados brasileiros, nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em 2015 o espetáculo foi convidado para participar na mostra competitiva da 43ª edição do Festival Nacional de Teatro – FENATA, na cidade de Ponta Grossa (PR). “O Feio” recebeu o prêmio de melhor espetáculo da categoria “Teatro Adulto” e também conquistou os prêmios de melhor direção, para Mirah Laline; sonoplastia, Manu Goulart; iluminação, Lucca Simas e Luciana Tondo; atores coadjuvantes, Paulo Roberto Farias e Marcelo Mertins; e atriz coadjuvante, Danuta Zaghetto.

O FESTE é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior. O evento segue até domingo (10), com o anúncio e premiação dos melhores espetáculos do Estado.

Nesta quinta-feira (7), a programação é a seguinte, com entrada gratuita:


Espetáculo “Seu Nariz? Meu Nariz!”
Hora: 14h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “Mente Vagueia”
Hora: 15h30
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Lançamento do livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas: Uma teoria da Práxis”
Hora: 18h
Local: Hall do Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “Sonho de voar, ou a história de Léo e Bia”
Hora: 19h30
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “O Diário de um Louco”
Hora: 21h
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)