Eventos

Iniciou o Festival de Teatro do RS na Casa de Cultura Mario Quintana

festival teatro rs1 - Iniciou o Festival de Teatro do RS na Casa de Cultura Mario QuintanaO II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul (FESTE) da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) começou nesta quarta-feira (6) com o Teatro Bruno Kiefer lotado. Artistas de Porto Alegre e do interior do Estado, além de autoridades e público em geral, prestigiaram o espetáculo convidado “O Feio”, do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg, encenado pela ATO cia. Cênica.  A abertura oficial contou com a presença do representante da Coordenação dos Festivais de Teatro do Rio Grande do Sul, Marco Fillipin; do diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Clóvis Rocha; da presidente da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Liana Zogbi; e do diretor da CCMQ e coordenador-geral do FESTE, Jessé Oliveira.

Oliveira destacou que o FESTE é um dos principais eventos da Casa e que tem algo de especial que “só quem participa sabe”. Segundo ele, o evento acontece graças aos festivais do interior do Estado que existem e resistem. “O teatro vive em cada um de nós. Vida longa ao FESTE, vida longa ao teatro gaúcho”, disse emocionado.

“O Feio”

Prêmios Açorianos de Espetáculo (júri oficial e júri popular) e Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias), “O Feio” se propõe a refletir sobre o culto à beleza e a autenticidade na sociedade de consumo. Privado do sucesso profissional por ser feio, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Uma sequência de fatos, porém, o deixa perdido em indagações acerca de sua própria identidade.

Em 2013 a montagem foi contemplada com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz na categoria Circulação, sendo apreciado por públicos de quatro estados brasileiros, nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em 2015 o espetáculo foi convidado para participar na mostra competitiva da 43ª edição do Festival Nacional de Teatro – FENATA, na cidade de Ponta Grossa (PR). “O Feio” recebeu o prêmio de melhor espetáculo da categoria “Teatro Adulto” e também conquistou os prêmios de melhor direção, para Mirah Laline; sonoplastia, Manu Goulart; iluminação, Lucca Simas e Luciana Tondo; atores coadjuvantes, Paulo Roberto Farias e Marcelo Mertins; e atriz coadjuvante, Danuta Zaghetto.

O FESTE é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior. O evento segue até domingo (10), com o anúncio e premiação dos melhores espetáculos do Estado.

Nesta quinta-feira (7), a programação é a seguinte, com entrada gratuita:


Espetáculo “Seu Nariz? Meu Nariz!”
Hora: 14h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “Mente Vagueia”
Hora: 15h30
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Lançamento do livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas: Uma teoria da Práxis”
Hora: 18h
Local: Hall do Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “Sonho de voar, ou a história de Léo e Bia”
Hora: 19h30
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo “O Diário de um Louco”
Hora: 21h
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Artigos relacionados