Saiba como aplicar protetor solar e qual seu fototipo de pele

Proteger-se das radiações solares é uma das preocupações das pessoas durante o verão brasileiro. Principalmente, pelos altos índices de casos de câncer de pele que surgem a cada temporada. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas em 2016, era esperado que cerca de 80.850 homens e 94.910 mulheres desenvolvessem tumores na pele – os número de 2017 ainda não foram divulgados.

De acordo com a dermatologista Ana Coutinho, diretora médica do Grupo Pierre Fabre, que administra marcas como Avène e Darrow, a radiação solar é um fator de risco para as três principais formas de tumores cutâneos. Os raios UVB, mais agressivos, são os fatores principais da indução cancerígena. Dependendo do tipo de câncer varia em relação à exposição cumulativa e a total, podendo assim, desempenhar papeis diferentes, mas relevantes na forma de desenvolver a doença.

Ainda segundo a dra. Ana, a exposição aos raios UVA, banda mais longa da radiação, que atinge camadas mais profundas da pele, é o fator desencadeador dos melanomas mais comuns.
“O aumento do número e a gravidade das queimaduras solares aumentam o risco de desenvolver melanoma independentemente da idade em que tenham ocorrido”, releva a dermatologista, que continua: “Os laboratórios Pierre Fabre têm por missão, desenvolver soluções inovadoras que contribuem par ao bem-estar das pessoas desde a saúde até a beleza”. Para evitar os riscos, o uso do protetor deve ser feito de forma correta. A dra. Ana Coutinho revelou os seis maiores erros na aplicação do filtro solar:

  • Não fazer a aplicação no mínimo 15 minutos antes da exposição ao Sol.
  •  Não escolher o tipo adequado de fotoprotetor para uso (ver quadro explicativo).
  • Não usar a quantidade correta de protetor solar (verificar regras de aplicação no infográfico).
  • Aplicar sobre a pele úmida.
  • Não reaplicar (de 4 em 4 horas).
  • Não reaplicar após se molhar ou suar.

 

Fotoprotetores da Avène e Darrow que auxiliam a prevenção aos malefícios causados pela exposição solar:

Avène – Toque Seco FPS70 – R$ 79,90
O protetor solar Toque Seco da Avène agora chega ao mercado com novo fator de proteção solar, agora FPS 70, disponível com ou sem cor. A proteção exclusiva aos raios UVA, UBV, luz visível e infravermelhos ainda combina propriedades antienvelhecimento e antioxidante. Sua fórmula ainda uniformiza a pele com função antibrilho.

Darrow – Actine Protetor Solar FPS 30 60mL – R$54,90
O filtro traz a solução para as peles oleosas e acneicas em 3 ações específicas: ampla proteção UVA e UVB, graças à presença dos filtros Tinosorb S, Octocrileno e Metoxicinamato de octila; possui PCA de Zinco e o Complexo antibrilho que garantem o controle eficaz da oleosidade e do brilho e possui agentes hidratantes, glicerina e polímeros matificantes, que reforçam a barreira cutânea mantendo a hidratação natural da pele. Possui textura leve com toque seco e efeito mate. Além disso, sua fórmula é oil-free, hipoalergênica e não contem perfume e parabenos, benefícios essenciais para um produto de uso diário.