Brasil

Espetáculo de Natal no Seminário Claretiano em Esteio

natal esteio1 - Espetáculo de Natal no Seminário Claretiano em Esteio
Fotos: Adriano Rosa da Rocha

Um bom público assistiu, na noite desta quinta-feira (22), ao Espetáculo de Natal realizado no Seminário Claretiano. Tendo como cenário as ruínas do prédio histórico, patrimônio tombado de Esteio, que ganharam ainda mais beleza com a projeção de luzes coloridas, a atração oferecida pela Prefeitura de Esteio, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), foi o ponto alto da programação artístico-cultural da Fantástica Fábrica de Sorrisos.

A noite começou com o Auto de Natal, encenado pelos grupo Liberdade de Voar, da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Na versão, o nascimento de Jesus é contextualizado desde a criação do mundo, e a história se prolonga até Cristo adolescente, quando começa a fazer duas primeiras pregações.

Depois, foi a vez dos alunos e professores do Studio de Dança La Flore apresentarem o musical “Cartas de Natal”. A história fala de uma menina que escreve ao Papai Noel pedindo para conhecer a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho, com muita coreografia para diferentes ritmos musicais, o espetáculo emocionou.

Antes da última atração, o prefeito Leonardo Pascoal fez uma rápida saudação ao público, agradecendo o empenho da SMCEL e a todos os servidores que trabalharam para oferecer uma programação natalina diversificada para a comunidade esteiense. “Quero agradecer a todos que pensaram com muito carinho em toda a programação de Natal, desde o início das atividades até aquelas que ainda teremos. Particularmente, hoje, quero agradecer ao Grupo Liberdade de Voar, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que deu início ao espetáculo de hoje, às artistas do Instituto La Fiore, pela belíssima apresentação que abrilhantou esta noite de natal, a ao Luz e Cena, que subirá ao palco em seguida. Desejo a todos um Feliz Natal em um excelente 2018, de paz, amor e esperança”, afirmou.

natal esteio - Espetáculo de Natal no Seminário Claretiano em EsteioA última atração da noite foi o grupo de teatro Luz e Cena. Com a peça “Brincando de Natal”, os atores da companhia hamburguense contam, de maneira lúdica e divertida, a história de seu Manoel, um idoso que ninguém sabe de onde veio e que desperta a curiosidade das crianças do bairro onde ele mora. Um dia, os pequenos conversam com o vizinho e, entre os assuntos, surge o Natal. As crianças dizem que não entendem muito o que é a data, e então seu Manoel começa a contar a história do menino Jesus. O idoso fala do espírito do Natal e diz que o principal presente é o que a gente é capaz de realizar para os outros e para a gente mesmo. No final da peça, a surpresa: o bom velhinho surge, numa tirolesa, bem no meio palco, revelando que, aquele vizinho, “sem eira, nem beira”, o seu Manoel, é o próprio Papai Noel.

“Achei muito lindo o espetáculo preparado para a nossa comunidade. Encenações, diferente e criativas, mas que nos fazem refletir muito sobre o que é o Natal de verdade.”, opinou, emocionada depois do espetáculo, a aposentada Lenir Costa.

esteio natal - Espetáculo de Natal no Seminário Claretiano em EsteioQuem também gostou demais de todas as apresentações, sobretudo da final, foi o casal Daiana Benin de Moraes e Alessandro Rodrigues da Silva. Vizinhos do Seminário Claretiano, ele levaram o pequeno Vicente, de um ano e 11 meses, para assistir ao Espetáculo de Natal. “Achei a peça bem montada, com artistas muito bons e com muito ensaio e técnicas. Passou uma mensagem muito positiva, de que o espírito de Natal está sempre presente nas coisas mais simples. Mesmo quando você achar que o Papai Noel esqueceu do seu presente, preste muita atenção e observe: ele te trouxe um dom ou talento que os outros não têm”, comentou Alessandro, enquanto Vicente, no colo da mãe, não tirava os olhos do Bom Velhinho que, minutos antes, havia descido de tirolesa.

A programação de Natal da Fantástica Fábrica de Sorrisos encerrou nesta sexta-feira (22), com uma festa no Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210), voltada para crianças do Bairro Parque Primavera.

O musical que seria realizado hoje (23) à tarde na Avenida do Carnaval, no Bairro Santo Inácio, foi cancelado em virtude das chuvas previstas para a hora do espetáculo.

Tags

Artigos relacionados