Prefeitura de Novo Hamburgo encerra contrato do lixo com a Ecopav

A expectativa é de que já nos próximos dias a coleta venha a ser normalizada em todo o município.

A administração municipal de Novo Hamburgo conta a partir desta sexta-feira, 29, com uma nova empresa responsável pela coleta do lixo, a que ficou em terceiro lugar na licitação e foi chamada de forma emergencial para assumir o serviço de recolhimento do lixo até a definição da vencedora da nova licitação, cujo processo está em andamento e precisa cumprir requisitos técnicos e prazos legais.

A Mecanicapina Limpeza Urbana, terceira colocada na última licitação realizada em 2015, assumirá o serviço em substituição à empresa Ecopav, que teve seu contrato rescindido depois de uma série de problemas ocorridos na prestação do serviço nos últimos dias. A decisão foi tomada pela prefeita Fátima Daudt nesta quinta-feira, 28, após várias tentativas de regularização do serviço não obterem sucesso.

Os problemas com o lixo tiveram início no último sábado, quando quatro dos caminhões que realizam a coleta apresentaram falhas mecânicas. O problema se agravou com o aumento da produção de resíduos durante as festas de Natal e fez com que o lixo se espelhasse pelas ruas e calçadas da cidade.

A Ecopav declarou que vai recorrer judicialmente da decisão da prefeitura e ainda afirma que a empresa não foi sequer notificada, se configurando uma rescisão unilateral.