Porto AlegreRio Grande do Sul

Colônia de férias é opção para crianças em Porto Alegre

Com os pais trabalhando e a insegurança das cidades, férias escolares muitas vezes significam tempo ocioso em casa na frente da televisão e do computador. Esta rotina é prejudicial para as crianças, que precisam de atividade física, sociabilizar com outras crianças e estar expostas ao sol e ao ar livre.

Não é à toa que as colônias de férias estão em amplo crescimento no Brasil. A experiência pode ser muito positiva para os pais e para os filhos. A pedagoga especialista em Educação, Fabiane Franciscone, explica que entre os benefícios estão a interação com crianças de diversas idades – o que estimula a sociabilidade e empatia nos pequenos – e a prática de atividades diferentes – que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades.

Fabiane, que também é coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle no Brasil, explica que é preciso pesquisar bastante e tomar cuidado na hora de escolher a colônia de férias para que a experiência atenda às necessidades da família e aos interesses das crianças. “Na colônia de férias, crianças e jovens têm a oportunidade de vivenciar brincadeiras, em um espaço de lazer e de interação”, ressalta.

Um dos primeiros pontos a serem avaliados é a programação. As atividades oferecidas devem ser adequadas ao perfil de criança e não devem ser algo maçante ou que gere estresse. “Esse é o momento de criar e experimentar atividades diferentes das realizadas em sala de aula”, explica Fabiane. A especialista indica procurar projetos que ofereçam atividades físicas, ao ar livre e diferentes da rotina diária. Uma boa ideia é envolver os filhos na escolha do projeto, para que eles tenham prazer em ir para a Colônia.

Confira outras dicas da especialista para evitar dores de cabeça:

1. Visite o local para se certificar que tem a infraestrutura necessária para realização das atividades de forma segura.

2. Se informe sobre o cardápio, se oferece alimentação saudável e se tem opção para quem tem restrições alimentares. Se possível, visite a cozinha e refeitório.

3. Verifique se o local tem enfermaria ou equipe capacitada a prestar primeiros socorros, também se informe para qual serviço a criança é encaminhada em caso de acidentes.

4. Confira quem são as pessoas que irão prestar o serviço, se são qualificados e por quantas crianças cada profissional deve ficar responsável.

5. É importante que você conheça quem está oferecendo o serviço. Por isso, optar por colônias de férias ofertada pela escola do seu filho pode ser uma boa ideia, até porque a criança já conhece o local e se sente à vontade e segura.

Colégios de Porto Alegre têm colônia de férias com programação variada para diferentes faixa etárias

Os colégios La Salle Dores e La Salle São João têm colônia de férias em turno integral com programação variada para diferentes faixas etárias. O projeto começa no dia 2 de janeiro e vai até o início de fevereiro.

Entre as atividades oferecidas para as crianças, estão oficinas de culinária, jardinagem, pintura, e argila, atividades físicas variadas, e atividades recreativas e passeios que incluem idas ao cinema, banho de mangueira, gincana, piscina e brinquedos infláveis.

A programação de verão também está alinhada ao projeto “Transforme Agora” da Rede La Salle. O objetivo da iniciativa é incentivar as transformações diárias, que acontecem no presente, dentro e fora da sala de aula. Para isso, todas as escolas lassalistas estão desenvolvendo atividades focadas na empatia, tema atual do projeto – com início no segundo semestre de 2017, passando pelas atividades de férias até o final do primeiro semestre de 2018. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, mais do que conviver com as diferenças, perceber como a diversidade é algo enriquecedor.

Informações: Central de Atendimento La Salle: (51) 3213-9600

Botão Voltar ao topo