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Melhore sua oratória e reputação em 2018

Por Reinaldo Passadori*

Quando se trata de reputação, pessoas são aquilo que comunicam. As imagens que temos dos outros podem ser totalmente diferentes do que eles realmente são, em função das mensagens transmitidas — ou da falta delas.
Aumentar a fluência verbal traz ganhos não apenas para falar a grandes plateias ou em reuniões de trabalho. Essa atitude melhora a comunicação em todos os aspectos, permitindo transmitir mensagens claras e objetivas que atinjam os resultados esperados. Assim, veja quatro maneiras de melhorar a comunicação verbal interpessoal e em público, potencializando as mensagens para que estas acertem os alvos.

1. Montar o roteiro
Independentemente de conduzir uma conversa ou falar em público, o roteiro faz toda a diferença. Acontece que, em conversas, as pessoas o fazem automaticamente de acordo com o andamento do assunto. É comum preocupar-se mais com o roteiro quando surge a necessidade de falar em público.
O roteiro deve ser desenvolvido considerando as necessidades da audiência, com base no perfil mais comum, buscando imaginar quais são suas expectativas.
A seleção das ideias em ordem lógica, de forma que permita uma transição leve e natural entre elas, ajuda na fluidez da fala. O conteúdo teórico deve trazer temas atuais, dependendo do assunto, preferencialmente com informações novas, que acrescentarão algo à audiência. Se couber a inclusão de conteúdo visual, é importante verificar a relevância e pertinência com o assunto, e, se for necessário o apoio de equipamento tecnológico, a transmissão da mensagem ficará facilitada. Deve-se, entretanto, ter o cuidado de não ficar dependente do equipamento.

2. Estudar o tema
Não importa o quanto o tema esteja dominado. Estudá-lo mais sempre trará à tona particularidades e especificidades que podem fazer a diferença em uma palestra, mesmo porque qualquer pessoa, ao falar em público, precisa dedicar atenção a quem ouve e não ficar preso ao roteiro ou equipamento tecnológico utilizado.
O palestrante deve dominar o assunto e, além disso, provar o controle a cada segundo. Essa postura transmite autoridade e aumenta a percepção que o público forma sobre quem fala. E mesmo que não seja palestrante, dominar o assunto é uma habilidade de comunicação imprescindível para a carreira. Para ajudar, vale treinar em frente ao espelho, especialmente para conferir expressões faciais e corporais e checar se o discurso passa autoridade e confiança.

3. Ter postura e linguagem corporal
Ao falar em público, em uma reunião de gestores ou com o conselho, postura e linguagem corporal são diferenciais para os quais poucos se atentam. Entretanto, o público ouvinte, especialmente nesses casos, é bem experiente e consegue detectar até mesmo pequenas falhas no comportamento. É preciso estar relaxado para se comunicar bem, pois o nervosismo impede a transmissão correta da mensagem e seu correto entendimento por parte dos interlocutores.
Uma boa dicção e respiração são alcançados por meio de exercícios práticos diários, e podem gerar um ganho de qualidade de proporções inimagináveis na comunicação.
Quando prestamos atenção em telejornais, seus âncoras e apresentadores, percebemos como a dicção perfeita facilita a comunicação.
Ao falar em reuniões ou para grandes públicos, o palestrante nunca deve se prender a determinado lado da audiência. Essa falha na postura demonstra menosprezo para com a plateia. Deve-se dirigir a toda a audiência, considerando os que estão assentados à frente, aos lados e à parte final do auditório.

4. Contar com ajuda especializada
Todo profissional que deseja impulsionar a carreira precisa rever seu planejamento e reescrevê-lo de forma a se atualizar sobre as tendências de mercado e as novas exigências. Concentrar esforços em desenvolver o marketing pessoal, potencializar traços fortes e trabalhar em pontos de melhoria são atitudes que aumentam a performance.
Curiosamente, algumas ferramentas utilizadas pelo coaching são próprias para alcançar esses objetivos e são especialmente eficazes. Desenvolver a oratória deixou de ser diferencial para se tornar necessidade de carreira. Assim como outras habilidades, como inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe e administração de conflitos, as organizações começam a buscar essa característica nos candidatos a cargos de alto escalão. Fato é que profissionais competentes precisam desenvolver habilidades de comunicação e capacidade de expressar o quanto são importantes para a empresa, fazendo-se valer do marketing pessoal para reforçar sua relevância.
Empresas que não são vistas correm o risco de serem esquecidas, e o mesmo acontece com os profissionais. Da mesma forma que o marketing trabalha a imagem e a comunicação das organizações, mostrando os benefícios de produtos e serviços, o profissional também precisa manter as luzes acesas sobre seus diferenciais.
Afinal, os tesouros acumulados durante uma carreira repleta de empenho, dedicação e renúncias não podem permanecer enterrados.
* Especialista em Comunicação Verbal e presidente do Instituto Passadori Educação Corporativa

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