DestaqueRS

Vestibular da UFRGS começa neste domingo (7)

Vestibular da UFRGS - Vestibular da UFRGS começa neste domingo (7)
Foto: Gustavo Diehl/UFRGS-Arquivo

Mais de 32 mil candidatos estão aptos a realizar o Vestibular 2018 da UFRGS, que começa no próximo domingo, dia 7, em 55 locais distribuídos entre Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. Os vestibulandos devem estar atentos ao horário limite de ingresso nos locais de prova, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. A recomendação da Universidade é de que cheguem com pelo menos meia hora de antecedência, às 8h.

Para evitar congestionamentos e atrasos, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse), juntamente com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), trabalha com grande número de fiscais e coordenadores na orientação aos candidatos e na sinalização dos locais em que é realizado o concurso. A EPTC reforçará os horários dos ônibus das linhas que atendem ao Campus do Vale, local com maior concentração de candidatos: T8 Campus/Farrapos; D43 Universitária/Direta; 343 Campus/Ipiranga; e 375 Agronomia/Informática. Os itinerários destas linhas podem ser consultados no site da EPTC.

Este ano, os locais que merecem atenção especial, por concentrarem o maior número de vestibulandos, são: Campus do Vale I e II e Agronomia, onde 5.914 candidatos farão provas em prédios da própria UFRGS, e Cristo Redentor/Vila Jardim, com 4.045 estudantes distribuídos nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita, Instituto Est. Dom Diogo de Souza e Escola Alcides Cunha. Os vestibulandos devem estar atentos principalmente para o deslocamento a partir de segunda-feira, quando o trânsito da cidade fica mais intenso e pode registrar lentidão em alguns trechos. A Coperse sugere que os candidatos estudem com antecedência o caminho a ser percorrido e as rotas alternativas para chegar aos locais de provas.

Aplicativo auxilia na localização de prédios – Todos os locais onde são realizadas as provas são muito bem sinalizados com placas e setas indicativas que contêm número e nome dos prédios, mas quem vai fazer o vestibular em espaços da UFRGS, conta também com a busca por prédios por meio do aplicativo UFRGSmapas, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS, sistema dos aparelhos Apple. A ferramenta oferece uma busca de qualquer prédio da Universidade, por seu nome ou número de identificação. A localização dos prédios pode ser vista em um mapa, com visão de satélite, ou usada em outros aplicativos que utilizem sistema GPS, como Waze ou Google Maps.