Brasil

Mais de 33 mil cartões TRI foram bloqueados por fraude

Lançamento do piloto de pagamento da passagem de ônibus com cartões. Local: Ponto de ônibus do Praia de Belas Shopping Na foto: Câmera de reconhecimento facial Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Desde setembro, quando começaram os testes de biometria facial no transporte coletivo de Porto Alegre, até 28 de dezembro, foram identificadas 33.522 ocorrências de fraude em Cartões TRI que possuem algum tipo de isenção. Dessas, em 17.781 os usuários prestaram esclarecimentos e o cartão foi desbloqueado e 15.741 continuam bloqueados até essa quinta-feira, 4. Atualmente, 300 ônibus contam com o sistema de biometria facial em Porto Alegre.

A suspeita de uso irregular ocorre quando a foto do passageiro registrada no momento em que ele passa a roleta não coincide com a foto do cartão. Quando isso acontece são feitas duas verificações: uma eletrônica e outra manual, realizada por equipe especializada. Se a identidade do dono do cartão não for confirmada pelas conferências, é gerado um aviso de bloqueio para o sistema por suspeita de uso irregular. O usuário nessa situação é informado quando passa a roleta (com o TRI ainda em funcionamento), durante sete dias, que ele deve comparecer ao Centro de Atendimento Integrado da Passagem Escolar (CIPEI). Se ele não comparecer, o cartão será bloqueado. O primeiro desbloqueio é feito também no CIPEI, na rua Uruguai nº 45, das 8h30 às 16h, horário exclusivo apenas para atendimento de situações de bloqueios. Em casos de reincidência, o desbloqueio deve ser solicitado por processo administrativo, que deve ser aberto no Atendimento ao Cidadão, na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus.

Campanha – Desde o início de dezembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP) iniciaram a campanha #FaçaOCerto, com orientação aos passageiros sobre o uso correto de cartões com isenções no transporte coletivo, para evitar fraudes. Além de informações nas mídias, foram colocados adesivos nos ônibus, na área junto aos cobradores, e a distribuição de folderes no Centro de Atendimento Integrado da Passagem Escolar (CIPEI), com orientações sobre o sistema de biometria facial, que identifica o usuário do cartão com foto.
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