Geral

Sri Prem Baba palestra em evento preparatório do 8º Fórum Mundial da Água

agua - Sri Prem Baba palestra em evento preparatório do 8º Fórum Mundial da ÁguaBrasília receberá, nos dias 11 e 12 de janeiro, o “Águas pela Paz – II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade”, evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água. O seminário contará com a participação do líder espiritual Sri Prem Baba e vai debater o compartilhamento da água entre povos e nações, buscando a criação de uma aliança global pacífica pela conservação e uso consciente dos recursos hídricos.

A programação abordará temas como: saberes e tradições, pesquisa e inovação, gestão de territórios, gestão de conflitos, educação, arte e cultura. Sri Prem Baba, idealizador do movimento global “Awaken Love”, fará a palestra magna. Entre os demais palestrantes estarão Harrys Jabs, do Institute for Frontier Science, da Califórnia; Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil; Massimiliano Lombardo, coordenador de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil; e Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Também estão confirmadas as presenças do monge Sato, do Templo Shin Budista de Brasília; do Babalorisa Ogun Tòórikpe, fundador da comunidade religiosa Ilé Asé Opo Osogunlade; de Álvaro Tukano, diretor do Memorial dos Povos Indígenas; de Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB; e do Sheikh Mohammad Al Bukai, diretor dos Assuntos Islâmicos da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil (UNI).

Além das palestras, serão realizadas apresentações culturais, oficinas e um ato ecumênico. Ao final do evento, o documento “Carta Águas pela Paz” será apresentado como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água.

A iniciativa é uma realização do Movimento Awaken Love em conjunto com o Centro Internacional de Água e Transdiciplinaridade (CIRAT) e em parceria com a UNESCO no Brasil. Conta ainda com a participação da Universidade da Paz (UniPaz), da Universidade de Brasília (UnB) e da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF) e com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Águas pela Paz – II Seminário Internacional Águas e Transdisciplinaridade
Data: 11 e 12 de janeiro de 2018
Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Lote 2, Brasília-DF)
Inscrições: aguaspelapaz.eco.br
Informações: info@aguaspelapaz.eco.br

Entrada franca

8º Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coréia do Sul, 2015).

8º Fórum Mundial da Água / 8th World Water Forum
Brasília, 18 a 23 de março de 2018
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha