Aquaplanagem é risco para motoristas em dias de chuva

A semana começou com chuvas fortes em várias regiões do país, além de precipitações na norte. O tempo instável e as ocasionais tempestades são características do verão e deverão aparecer mais vezes ao longo da estação. Quem dirige precisa, nesse período, ficar atento aos perigos da aquaplanagem.

Também conhecido como hidroplanagem, esse efeito descreve a falta de contato ou atrito dos pneus com o chão quando a pista está molhada ou com poças d’água. Essa instabilidade pode fazer com que o carro derrape e o condutor perca o controle, ocasionando até mesmo acidentes.

Leandro Richter, da DPaschoal, explica que os pneus lisos e sem calibragem estão mais sujeitos a enfrentar a aquaplanagem, bem como veículos mais leves e em alta velocidade. “Além de reduzir a velocidade e manter a direção firme, calibrar sempre os pneus é um dos principais fatores que ajudam a evitar a hidroplanagem em dias chuvosos. Checar e ajustar a pressão de ar das rodas a cada 15 dias, por exemplo, pode ajudar a evitar esse e outros transtornos”. Além da prevenção, no momento de passar por poças ou pistas molhadas, evite frear bruscamente e movimentar o volante de forma ríspida.