Variedades

SundanceTV exibe filmes do Sundance Film Festival

Jacqueline Argentine

Para celebrar o Sundance Film Festival, a SundanceTV vai exibir uma seleção de dez filmes todas as noites, às 22h, entre 19 e 28 de janeiro. 10 Days of Sundance proporciona aos fãs uma poltrona na primeira fila para alguns dos melhores filmes que já foram exibidos no evento.

Os filmes a serem exibidos durante os 10 Days of Sundance são:

Sexta-feira, dia 19 de janeiro

Jacqueline Argentine / EUA / Diretor e Roteirista: Bernardo Britto

Um cineasta nos apresenta ao tema do seu documentário – a bela Jacqueline Dumont, uma jovem francesa que alega ter descoberto uma conspiração secreta de assassinato. Embora não tivesse certeza da veracidade da excêntrica Jacqueline, o cineaste, ainda assim, recruta alguns estagiários e ruma para o retiro holístico, na Argentina, onde ela se esconde, para explorar suas afirmações e filmar sua história. Após a chegada, o cineasta começa a duvidar se a sua empreitada vale mesmo a pena, mas encontra razões para esperar que possa realmente estar capturando algo grande, algo real, com seu filme cada vez mais improvisado. Movido pelo desempenho secamente espirituoso de Wyatt Cenac como o cineasta sem nome, Jacqueline (Argentine) é uma discreta e divertida desventura, que também explora criteriosamente a relação ambígua de um diretor com o seu ofício e continuamente vira a sua base de thriller político de cabeça para baixo. A primeira direção de um longa-metragem de Bernardo Britto (vencedor do Prêmio do Júri no Sundance Film Festival de 2014 com seu curta Yearbook) faz um novo uso do formato documentário para criar um filme lúdico em forma e conteúdo que reflete as incertezas e a esperança inerentes a todo esforço artístico.

Elenco: Wyatt Cenac, Camille Rutherford, Alfredo Narciso, Richard King

Dinosaur 13

 

Sábado, dia 20 de janeiro

Howl / EUA / Diretores e Escritores: Rob Epstein e Jeffrey Friedman

Estamos em San Francisco, em 1957, e uma obra-prima americana, o poema “Howl”, de Allen Ginsberg, está sendo julgado. Howl, o filme, relata esse momento sombrio usando três narrativas entrelaçadas: os eventos tumultuados da vida que levaram um jovem Ginsberg a encontrar sua verdadeira voz como artista; a reação da sociedade (o julgamento por obscenidade); e a animação que ecoa o estilo surreal do poema. Todos os três se integram em uma peça híbrida única que dramatiza o nascimento de uma contracultura. Howl foi indicado para o prêmio Grand Jury, Dramatic no Sundance Film Festival de 2010, e a atuação de James Franco no filme lhe rendeu um prêmio de Ator do Ano nos Central Ohio Film Critics Association Awards de 2011.
Elenco: James Franco, Todd Rotondi, John Prescott, Aaron Tveit

Domingo, dia 21 de janeiro

Richard Linklater: Dream is Destiny / EUA / Diretores: Louis Black e Karen Bernstein

Destacando um dos mais inovadores diretores americanos, este filme mostra o caminho percorrido pelo autor, desde suas raízes de cidade pequena do Texas até a sua calorosa recepção no circuito de premiações. Muito antes de dirigir Boyhood: Da Infância à Juventude, o intenso desejo de criar de Richard Linklater alimentou o seu trabalho fora do sistema de Hollywood. Em vez de sair do Texas, ele escolheu colaborar com artistas com mentalidade semelhante à sua, criando filmes modestos e de baixo orçamento no estilo DIY (Faça Você Mesmo). Os diretores Louis Black e Karen Bernstein tecem discussões esclarecedoras com Linklater em meio a testemunhos de atores fiéis, de gente que faz parte de sua equipe desde o início, e de profissionais do setor. Ao longo de sua carreira, Linklater trabalhou com um mesmo núcleo de artistas, elevando o perfil tanto dos atores como o do cinema independente em pleno desenvolvimento de Austin. O filme foi indicado ao Gamechanger Award no SXSW Film Festival de 2016.

Elenco: Julie Delpy, Ethan Hawke, Sahsa Lane, Shia LaBoeuf

Kumiko, a Caçadora de Tesouros

 

Segunda-feira, dia 22 de janeiro

Spa Night / EUA / Diretor e Roteirista:  Andrew Ahn

Um jovem coreano-americano trabalha para conciliar os seus florescentes desejos sexuais em Los Angeles com as suas obrigações com sua família de imigrantes que luta para viver. O diretor Andrew Ahn, que participou do Sundance Institute Screenwriters Lab Fellow de 2013 e apresentou o seu curta-metragem Dol (First Birthday) no Sundance Film Festival de 2012, diz que a história de Spa Night “não é sobre a minha vida, mas poderia ter sido”. Um filme particularmente oportuno, Spa Night revela de que forma estabelecer uma nova vida em um novo país desafia papéis familiares tradicionais na família, como ocorre com as famílias de imigrantes de todo o mundo.

Elenco:  Joe Seo, Haerry Kim, Youn Ho Cho, Tae Song, Ho Young Chung, Eric Jeong, Linda Han

Terça-feira, dia 23 de janeiro

Bob and the Trees / EUA e França/ Diretor: Diego Ongaro

É pleno inverno na área rural de Massachusetts. Bob, um lenhador de 50 anos de idade com um fraco por golfe e gangsta rap, luta para fazer face às despesas em um setor difícil e implacável. Quando um investimento malfeito ameaça os negócios da família e a sua amada vaca é ferida, Bob começa a ouvir os instintos de sua consciência cada vez mais tenebrosa. Bob and the Trees é uma imersão em uma vida tranquila de isolamento e desespero. O filme é uma versão expandida de um curta-metragem de 2011 do mesmo nome, e o protagonista, Bob Tarasuk, é um ator não profissional – e um lenhador na vida real. Com um sentido primordial de autenticidade e uma narrativa poderosa que se baseia claramente nos eventos da vida real, o filme é um exame do comportamento arrogante em face do fracasso pessoal. Bob and the Trees foi uma Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco: Bob Tarasuk, Matt Gallagher, Polly MacIntyre

Quarta-feira, dia 24 de janeiro

Mammal / Irlanda, Luxemburgo e Holanda / Diretora e Co-Escritora: Rebecca Daly

Quando Margaret descobre que seu filho de 18 anos, que ela abandonou quando bebê, foi encontrado morto, sua rotina simples e solitária é tragicamente interrompida. Mas quando Joe, um adolescente sem-teto do bairro dela entra em sua vida, Margaret lhe oferece um quarto e rapidamente se transforma na mãe que nunca havia sido. À medida em que ela lida com a dor volátil de seu ex-marido, seu próprio trauma solitário se infiltra em seu relacionamento com Joe e começa a turvar a fronteira entre a afeição maternal e uma intimidade muito mais carnal. Com um firme domínio sobre as camadas devastadoras da dor, Mammal, de Rebecca Daly, nos guia habilmente através das profundezas do isolamento no qual Margaret é atirada neste silencioso retrato de angústia.

Elenco:  Rachel Griffiths, Barry Keoghan, Michael McElhatton

Quinta-feira, dia 25 de janeiro

Big Sur / EUA / Diretor:  Michael Polish

Big Sur se foca em um período da vida do escritor Jack Kerouac quando, dominado pelo sucesso de On the Road e lutando contra o alcoolismo, ele se isola na cabana do editor Lawrence Ferlinghetti em Big Sur. A pequena cidade costeira da Califórnia eventualmente inspirou seu romance homônimo de 1962. Kerouac vive momentos calmos de solidão e de comunhão com a natureza. Atingido pela solidão, ele a canaliza em San Francisco, onde continua a beber muito e é arrastado a um relacionamento com Billie, a amante de seu amigo Neal Cassady. Enquanto o escritor/diretor Michael Polish (Amor em Dobro) explora um momento menos glamoroso do legado de Kerouac – um de alienação e colapso nervoso – Big Sur examina igualmente a beleza daquele momento da vida do escritor, testemunhada no romance de amizade e pureza da natureza. O filme foi da Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2013.

Elenco:  Jean-Marc Barr, Kate Bosworth, Anthony Edwards, Josh Lucas, Radha Mitchell, Henry Thomas

 

Mammal

Sexta-feira, dia 26 de janeiro

The Strongest Man / EUA / Diretor: Kenny Riches

Beef é um corpulento cubano que acredita ser o homem mais forte do mundo. Ele não quer filhos, mas quer contar aos seus netos sobre sua vida como o homem mais forte do mundo. Seu melhor amigo é um coreano franzino chamado Conan. Conan o faz pensar sobre coisas que normalmente não consideraria, como o fato de que Beef pensa em espanhol, em vez de inglês. Illy, a filha adotiva de um rico colecionador de arte, traz à tona um lado ansioso em Beef. Mas é quando o seu bem mais valioso – uma bicicleta BMX de ouro maciço –  é roubada, Beef encontra e perde muito mais do que pensava que pudesse. Este filme deliciosamente original e imprevisível do diretor Kenny Riches é tão agradável e lúdico quanto profundo, e sua psicologia filosófica serve-se de uma trilha sonora de punk rock. The Strongest Man foi uma Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Robert “Meatball” Lorie, Paul Chamberlain, Ashly Burch, Patrick Fugit, Lisa Bane

The Strongest Man

Sábado, dia 27 de janeiro

Kumiko, a Caçadora de Tesouros / EUA / Diretor: David Zellner

Uma cansada mulher japonesa se convence de que uma sacola de dinheiro enterrada e perdida em um filme de ficção – Fargo, dos irmãos Coen – seja, de fato, real. Com um mapa do tesouro toscamente desenhado e pouca preparação, ela foge de sua vida estruturada em Tóquio e embarca em uma busca imprudente pela tundra do Minnesota, em busca de sua mítica fortuna. Entre os caracteres estranhos, mas benignos, que ela encontra no caminho são um guia de turismo nascido de novo e um xerife assistente desajeitado, mas solícito. Charmoso, excêntrico e inspirado, Kumiko, a Caçadora de Tesouros é um intrigante road movie sobre a obsessão mórbida. O filme transporta os espectadores para a psique cada vez mais desgastada da sua determinada protagonista, e é um delicado retrato observado de perto da lenta implosão mental de uma mulher. Rinko Kikuchi no papel-título diz muito pouco, mas sua linguagem corporal, um lento arrastar debruçado, é incrivelmente eloquente por si só. Kumiko, a Caçadora de Tesouros recebeu o Prêmio Especial do Júri – Dramático no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Rinko Kikuchi, Nobuyuki Katsube, Shirley Venard

Domingo, dia 28 de janeiro

Dinosaur 13 / EUA / Diretor:  Todd Douglas Miller

Quando o paleontólogo Peter Larson e sua equipe do Black Hills Institute fizeram a maior descoberta de dinossauros do mundo em 1990, sabiam que aquele seria o achado de toda uma vida; os maiores e mais completos restos mortais de um Tyrannosaurus Rex já encontrados. Mas durante uma batalha de 10 anos com o governo dos EUA, grandes museus, tribos indígenas e paleontólogos, eles lutam não apenas para manter o seu dinossauro, mas também por sua liberdade. Dinosaur 13 narra uma saga sem precedentes na história americana e detalha a batalha feroz para possuir um tesouro de 65 milhões de anos de idade. Com sua grande habilidade, o cineasta Todd Miller escava camada após camada, expondo a emoção humana em um conto dramático que é tão complexo quanto fascinante. O filme foi indicado para o Grande Prêmio do Júri – Documentário no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Stan Adelstein, Lanice Archer, Robert Bakker, Vincent Black Feather

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios