Porto AlegreRio Grande do Sul

Medicamento pré-exposição ao vírus HIV está disponível em Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O medicamento Truvada, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os casos de pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV, já está disponível na rede municipal de saúde de Porto Alegre. Para obtenção do medicamento, os usuários deverão passar por consulta de acolhimento, nos Serviços de Atenção Especializada do Centro de Saúde Santa Marta, rua Capitão Montanha, 27/5º andar, Centro Histórico e do Centro de Saúde IAPI, rua Três de Abril, 90, Passo d’Areia.

No Santa Marta, não é necessário agendamento prévio. O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h, por ordem de chegada. No CS IAPI, o horário para o acolhimento deverá ser agendado, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Pacientes que residem fora de Porto Alegre devem se dirigir ao serviço mantido pela Secretaria de Estado da Saúde no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Sanatório Partenon, avenida Bento Gonçalves, 3722.
De acordo com a liberação da Anvisa, a indicação do Truvada possibilitará redução do risco de infecção provocada pelo vírus quando adquirido sexualmente em adultos de alto risco – gays, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, profissionais do sexo e casais sorodiscordantes (em que apenas um possui o vírus). A prescrição do Truvada para a PrEP faz parte de uma estratégia abrangente de prevenção somente em indivíduos que sejam comprovadamente HIV negativos.
O medicamento é uma combinação farmacológica de duas substâncias ativas: entricitabina (FTC) e fumarato de tenofovir desoproxila (TDF). A indicação aprovada prevê a administração diária, em combinação com práticas sexuais mais seguras.
Botão Voltar ao topo