Marcos Proença dá dicas para ter cabelos bonitos em 2018

cabelos bonitos - Marcos Proença dá dicas para ter cabelos bonitos em 2018
Julia Tibério – Divulgação

Nada melhor do que montar uma rotina de cuidados com os cabelos para cumprir nos próximos doze meses do ano. Esta lista reúne os mandamentos que irão te ajudar a garantir fios bonitos, saudáveis e impecáveis.

Comece um cronograma capilar

Primeiro passo, montar uma agenda dos seus cabelos. Pense com o seu profissional de confiança em um rotina de cuidados para o ano todo, que vão desde o cronograma de cortes, de coloração ou retoque de luzes, hidratação, nutrição e reconstrução, tudo conforme o estudo do seu tipo de fio e as necessidades do seu cabelo.

Acerte nos produtos

Escolher os produtos corretos para o seu tipo de cabelo é essencial e influencia em todos os mandamentos. Tenha em mãos uma boa linha de shampoo, condicionador e máscara com fórmula que seja a ideal para o seu fio. Vale alternar linhas de hidratação e nutrição e incluir os cuidados em casa no cronograma capilar.

Lave os cabelos com água morna ou fria

Todo ano falamos disso, mas se você ainda não colocou em prática, 2018 é o ano para isso! É o momento de desapegar dos banhos muto quentes e começar a lavar o cabelo com água morna ou fria. Aproveite o verão para formar um hábito e se acostumar a tolerar a água fria até a chegada do inverno. A prática garante fios mais brilhosos, já que ajuda a manter as cutículas capilares bem fechadas e também não perde água e nutrientes.

Nunca abandone o leave in

Depois de lavar os cabelos e antes de secá-los com o secador, não deixe de aplicar um leave in. Ele protege os fios do calor do secador, chapinha e modelador, dá forma, repõem os nutrientes e controlam o frizz. Se não usa secador ou modeladores, aposte nos que ajudam a controlar o volume e a dar mais forma ao fio que seca naturalmente. Durante o verão e as férias, use sempre um leave in com proteção solar antes de ir a praia, mar e piscina.

A escova também precisa ser seu match

Parece que não é tão importante escolher bem o seu pente ou escova, mas são eles que farão você dizer adeus aos nós. Prefira aqueles que tenham um toque macio para não machucar o couro cabeludo e que não arrebentam o comprimento. Penteie sempre começando pelas pontas e subindo gradualmente até a raiz.