Rio Grande do Sul

Coordenadoria do Idoso de Passo Fundo fez mais de 30 eventos

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso (Comai) da Prefeitura de Passo Fundo trabalha atividades que dão destaque à atuação e inclusão de idosos. Algumas das frentes são os eventos de integração e cuidado promovidos pela coordenadoria e por meio de parcerias, além de projetos inovadores de capacitação das habilidades dos mais de 2 mil integrantes que participam da Comai.

Exemplo de toda essa movimentação foi o ano de 2017, que contou com mais de 30 eventos. Três iniciativas ganham destaque: o Vovôvoice, o concurso musical para a terceira idade que reuniu mais de 500 idosos; a Academia White Hat, aulas de programação de computadores para a terceira idade; e o Programa Terceira Idade Digital, que vai para o quinto ano em 2018 e segue como referência para ensinar idosos a ter acesso às informações e facilitar a comunicação em meios tecnológicos.

“Desempenhar atividades na Coordenadoria é muito prazeroso, pois temos a oportunidade de despertar no cidadão da terceira idade alegria de viver e de continuar ensinando e também aprender. As ações viabilizam a convivência social e o exercício da cidadania em cumprimento ao Estatuto do Idoso. A cada novo ano, essa Coordenadoria tem procurado inovar suas atividades”, destacou a coordenadora da Comai, Cândida Bertoncello, que também organiza com a equipe reuniões, planejamento de atividades, visita aos grupos nos bairros e interior da cidade e capacitação para instrutores de oficinas.

Entre outros eventos realizados pela Comai estão bailes, chás, saraus literários, apresentações de danças, canto e coral, jogos e atividades físicas e Semana do Idoso.

Atualmente, são disponibilizadas oficinas de literatura, banda, CTG, artes, dança das mulheres, música, coral, informática, jogos SESI, alongamento e línguas.

Denúncias: o bem-estar do idoso
A Comai também atende denúncias de maus tratos e situação de vulnerabilidade social de idosos. Em 2017, mais de 20 atendimentos foram feitos. A comunidade pode fazer denúncias ou receber apoio pelo telefone (54) 3312-9366 ou pelo e-mail cidoso@pmpf.rs.gov.br.

Fotos: Arquivo PMPF

Botão Voltar ao topo