Extra

Fiscalização ambiental apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro

PMSLAves - Fiscalização ambiental apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro

Após denúncia, o Grupo de Trabalho de Fiscalização (GT) formado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) e fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) apreenderam dois pássaros silvestres mantidos em cativeiro no bairro Duque. A ocorrência foi no final da tarde de terça-feira, 16 de janeiro. As espécies de frade e trinca ferro foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. O setor é responsável por recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores.

A comunidade pode colaborar denunciando ações deste tipo através do número 156, das 9h às 14h, ou através do 153 da Guarda Civil Municipal (GCM) fora do horário de expediente da Prefeitura Municipal.

GT de Fiscalização

O GT foi criado em 10 de janeiro para realizar ações de fiscalização e coibir os descartes irregulares de resíduos em áreas ambientais protegidas. As atividades acontecerão de duas a três por semana com o objetivo de flagrar o descarte irregular, além de fiscalizar os veículos que passam pela região para verificação de regularidades em geral.

Lixos dos tipos industrial, hospitalar e domiciliar vêm sendo encontrados. Estes resíduos, em contato com o solo, podem contaminá-lo. O descarte irregular é crime e o indivíduo flagrado pode ser processado e/ou penalizado com multas que podem chegar a até R$ 20 mil.

Foto: Divulgação/GCM