NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura debate estratégias para saúde da população negra

Na próxima quinta, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) promove reunião para tratar do plano de ação para reduzir as desigualdades que atingem a população afrodescendente.

A medida atende a decisão do governo municipal de implantar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) do Ministério da Saúde. O encontro ocorrerá às 13h, na Escola de Gestão, segundo andar do Centro Administrativo, e reunirá secretarias de áreas que fazem parte da linha de cuidado que atende o segmento e suas características próprias. Confirmaram presença representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Direitos Humanos (Sedhu), Educação (Smed), Políticas para Mulheres (Sepom), Desenvolvimento Social (Sedes) e Semae.

Em outubro de 2017 foi realizada uma capacitação sobre Saúde da População Negra para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, onde se apresentou as dificuldades encontradas no acesso aos serviços de saúde e as doenças mais prevalentes, com destaque para a Anemia Falciforme. De acordo com o assessor em Políticas e Ações em Saúde, Tiago Silveira, nos meses de janeiro e fevereiro serão realizados encontros entre as secretarias envolvidas para a adaptação da Politica Nacional da Saúde da População Negra. “A partir da divulgação, faremos formações específicas e ampliaremos o debate da Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra”, destacou. Silveira acrescenta que o tema envolve gestão, profissionais de saúde, Instituições de Ensino Superior (Unisinos e Faculdades EST), Movimento Social Negro, Conselho Municipal de Saúde, e Semsad. A ideia é que o debate contribua para que a dimensão étnica/racial seja parte integral das agendas da secretaria, orientando para a não discriminação e o respeito à diversidade.

Agenda

  • 25/01/2018: Construção da Linha de Cuidado da Saúde da População Negra;
  • 08/02/2018: Fechamento da Linha de Cuidado da Saúde da População Negra;
  • 22/02/2018: Apresentação da Linha de Cuidado da Saúde da População Negra;
  • 26/02/2018: Lançamento da política de saúde da população negra em São Leopoldo/Região do Vale dos Sinos;
  • 27-28/02/2018: Oficina de médicos para profissionais médicos de São Leopoldo e demais municípios da região;
  • 01-02/03/2018: Seminário sobre doenças prevalentes na população negra (público: comunidade, gestores, trabalhadores de políticas públicas, acadêmicos, entre outros).
Botão Voltar ao topo