NotíciasRio Grande do Sul

8ª Festa da Uva de Pelotas acontece neste final de semana

A novidade neste ano é que as atividades alusivas à safra da fruta começarão um dia antes, na manhã desta sexta, com a abertura da Feira da Uva – Foto: Emater Ascar

A 8ª Festa da Uva, que ocorre neste sábado (27), a partir das 13h, na Colônia Santa Helena, na propriedade do produtor Dirceu Kurz. O evento, que conta com programação cultural, degustações e demonstrações técnicas, é organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em Pelotas, mais de 100 famílias têm na cultura da uva sua atividade econômica e a estimativa para a safra deste ano é de aproximadamente 650 toneladas, rendimento similar ao de 2017.

A novidade neste ano é que as atividades alusivas à safra da fruta começarão um dia antes, na manhã de sexta-feira (26), com a abertura da Feira da Uva. Como foi feito com as culturas do pêssego e do morango, os produtores comercializam a fruta em embalagens padronizadas de 2,5 quilos, de segunda a sexta-feira, na feira fixa do largo do Mercado Público e na feira itinerante nos bairros da cidade, com ônibus fornecido pela SDR, até 4 de fevereiro.

Conforme o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Rodrigo Prestes, a expectativa para este ano é receber mais pessoas do que nos outros anos, porque o evento acontece em uma região próxima de municípios vizinhos, como Canguçu e Morro Redondo. “Além de destacar a cultura da uva, é também intenção do nosso trabalho com esse evento mostrar o potencial turístico da zona rural pelotense, despertando o interesse do pessoal da cidade pela região da colônia”, destacou Rodrigo.

Botão Voltar ao topo