Extra

Parque Imperatriz autoriza instalação de oito empreendimentos em SL

O Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina concederá Certidão de Anuência Ambiental para oito empreendimentos que irão se instalar na região, na sexta-feira, 26 de janeiro. O documento é expedido pela direção do Parque Imperatriz e está em conformidade com o processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos situados no perímetro da Unidade de Conservação situada no Município. Para os empreendimentos com necessidade de Licenciamento Ambiental junto aos órgãos Estadual (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e municípios vizinhos, a Carta de Anuência ou Anuência Ambiental é imprescindível para receber a habilitação.

De acordo com o diretor do Parque Imperatriz e secretário em exercício do Meio Ambiente (Semmam), Henrique Scharlau, a anuência para empreendimentos que se instalam em um raio de até 10km de Unidades de Conservação o licenciamento a que se refere o só poderá ser concedido mediante autorização do órgão responsável por sua administração, e a unidade afetada.

A partir da solicitação de licenciamento, é realizado um estudo de impacto ambiental e emitido o respectivo relatório. “A Semmam está avaliando a elaboração de uma resolução junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), onde o empreendedor deverá apoiar projetos de educação ambiental existentes no Parque Imperatriz como forma de manutenção e preservação da Unidade de Conservação. Vários critérios são avaliados para detectar o porte e potencial poluidor de cada empreendimento. Com isso verificamos o grau de investimento mínimo para a compensação ambiental no Parque Imperatriz”, frisou.

Parque Imperatriz

Localização: avenida Imperatriz Leopoldina, 900, bairro Pinheiro

Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 7h às 19h. O atendimento ao público ocorre das 10h às 16h. O local, além de conter espaços para recreação e atividades físicas, abriga o Jardim Botânico da cidade com diversas espécies catalogas, e ainda um viveiro de mudas nativas.

O Parque Imperatriz Leopoldina está prestes a entrar para a lista oficial dos maiores parques urbana do Brasil. A Unidade de Conservação teve seu projeto protocolado para cadastramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Quando aprovado, o Parque Natural Municipal Banhado Imperatriz vai ser um dos maiores parques em área urbana do Brasil, com uma área de 700 hectares, sendo que cerca de 600 hectares são considerados área de preservação.

Fonte: Decom/PMSL

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios